Concurso Público pode ser aberto já em Setembro
Hospital Amato Lusitano quer novo bloco operatório

Caso o ministério da Saúde disponibilize as verbas, o concurso público para as obras do novo bloco operatório do Hospital Amato Lusitano poderá avançar já em Setembro. As obras deverão estar concluídas dentro de um ano e meio a dois anos.

NC/Urbi et Orbi


Ano e meio a dois anos é o prazo que a administração do Hospital Amato Lusitano (HAL) dá para ver concluída a construção do novo bloco operatório. A unidade de saúde já disponibilizou 150 mil euros para o projecto, mas faltam ainda três milhões e 750 mil euros para passar à fase de construção e equipamento.
A construção do novo bloco operatório teve já a resposta positiva do presidente da administração Regional de Saúde do Centro e o HAL pretende candidatar-se aos fundos do PIDDAC. O concurso público pode abrir já em Setembro deste ano, isto caso a administração do Hospital albicastrense consiga um adiantamento das verbas por parte do ministério da Saúde.
A necessidade da construção de um novo bloco surge, segundo Rui Lele, administrador-delegado do Amato Lusitano, uma vez que "o actual bloco operatório está desactualizado". Para além das três salas existentes, o novo espaço terá mais uma sala de intervenção. O administrador-delegado do HAL explica que poderá haver uma rentabilização do tempo e do espaço. Rui Lele afirma ainda que haverá um aumento da produtividade e o combate às listas de espera poderá continuar.
Em relação à possível paragem das cirurgias em tempos de obras, Rui Lele garante, em declarações ao jornal "Público", que "neste momento, estamos a construir o bloco ambulatório do hospital de dia, o qual ficará concluído em Abril ou Maio e todas as operações passarão a ser feitas neste espaço". No entanto, o administrador admite a possibilidade algumas intervenções cirúrgicas passarem a ser efectuadas no Hospital Pêro da Covilhã, à semelhança do que aconteceu provisoriamente com o serviço de oftalmologia.