Baladas e Canções



de José Afonso




Por Eduardo Alves


A sua voz deu alma e consistência ao 25 de Abril. "Grândula, vila morena" percorreu o País, extravasou a sua geografia e internacionalizou a "revolta portuguesa".
José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido por "Zeca Afonso" é o autor da maior parte das músicas que o Estado Novo reprimia. Considerado por muitos como "a voz da utopia portuguesa." A música de intervenção começa a surgir em Portugal pela mão de José Afonso.
"Baladas e Canções" é o seu primeiro LP. Um trabalho datado do ano de 1958 onde estão contidas algumas melodias que vieram a fazer história. "Ronda dos Paisanos" e "Elegia" aparecem na voz do cantor de Aveiro. "Canto da Primavera" e "Balada de Outono" são instrumentais de Rui Pato, acompanhado à viola por "Zeca."
Editado pela Ofir, editora que actualmente está extinta, este trabalho veio a aparecer novamente pela mão da EMI Valentim de Carvalho. Zélia Afonso, viúva do cantor, acompanhou todo o processo de reedição.
Para os amantes da música de "Zeca Afonso" este disco fica situado num período de transição. Um pouco entre os fados de Coimbra e as canções de intervenção política, expressas de forma activa. Um dos mais conhecidos trabalhos deste músico, condecorado com a Ordem da Liberdade. Toda a subtileza da sua voz e magnificência do seu espírito estão presentes nos 12 temas de "Baladas e Canções".