Um reportório de duas faces



Mas o importante

é o amor





de Tozé Brito

Universal | 2003




Tózé Brito comemora no corrente ano 35 anos de uma intensa carreira de Artista e compositor/autor. "… Mas o Importante é o Amor" pretende celebrar este momento juntando 21 canções assinadas por si.
Hoje, Tózé Brito tem, contas feitas por alto, mais de 250 canções registadas (como compositor e/ou autor) na SPA. Aquando da preparação do alinhamento da colectânea o desafio colocava-se: que temas escolher entre tão vasto repertório? Três ideias serviram de base a uma selecção de temas que terminou na alinhamento final do CD - a particular longevidade do artista, a extraordinária popularidade das suas criações e, sobretudo, ir mais além do que simplesmente juntar os maiores sucessos comerciais. De resto, esse é um dos segredos que permite falar da radical honestidade desta recolha de tantos anos, de tantos nomes, de tantas direcções musicais, de tantas recordações.
Não, não estamos diante de uma versão de "Os Grandes Êxitos De". Se assim fosse, estaria deslocada a aposta em canções mais "obscuras" que aqui "ressuscitam" em função quase exclusiva do gosto de quem as escreveu para serem cantadas por si próprio ou pelos amigos. Mas, também não pode arrumar-se esta compilação na prateleira reservada a "O Melhor De" porque, na autenticidade de uma carreira que já passou por todos os "postos de combate", o desfecho ficaria distorcido sem os grandes êxitos comerciais. Em resumo, há duas faces num CD que, mesmo contando com muitas ajudas ao "assinante", só tem mesmo uma cara: a de António José Correia de Brito, nascido há pouco mais de 51 anos na castiça Cedofeita, Porto. O mesmo a que todos, dentro e fora do meio, mais os milhões de compradores das suas canções, se referem, com a proximidade que se cultiva no "convívio" com os artistas populares, como "o Tózé".