Departamento de Letras
Português e Inglês

"Falar Inglês é indispensável"

Um curso recente que forma docentes, diplomatas, tradutores e especialistas de qualidade.

 Por Hélia Santos

Estruturas de apoio

- Workstation de multiprocessamento;
- Laboratório de micro-ensino (filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo);
- Laboratórios de Línguas;
- CI- Centro de Informática;
- Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso:
5 anos lectivos

- Nº total de unidades de crédito:
126 unidades de crédito;

- Áreas científicas obrigatórias:

Ciências da Comunicação - 2.5
Estudos Culturais - 10
Estudos Linguísticos - 13
Estudos Literários - 9
Línguas - 20
Outra - 0
Ciências da Educação e Didáticas - 31.5
Estudos Linguísticos - 12.5
Estudos Literários - 22.5
Línguas - 5


Condições de acesso:
Prova específica de Literatura Portuguesa

Com dois anos de existência o curso de Português e Inglês possui actualmente cerca de 40 alunos. Os candidatos podem optar pelo ramo de Ensino ou pelo Científico. Não existem ainda licenciados pela UBI mas as perspectivas são animadoras e as ofertas de estágio satisfatórias.
Nos politécnicos da região existe um vasta oferta nesta área. A UBI destaca-se pelas suas estruturas de apoio: o Laboratório de Línguas, o Laboratório de
Micro-ensino (com filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio de televisão) e o Centro de Informática com acesso à Internet.
Antonieta Garcia, presidente do Departamento de Artes e Letras, assegura a importância do curso, "hoje falar inglês é indispensável".
A UBI não se resigna perante as dificuldades. "As verbas para as Universidades são limitadas. Talvez seja difícil dar força ao curso mas ele não é esquecido. Temos contactado com as Embaixadas Inglesa e Americana para contratarmos pelo menos um leitor de inglês." - afirma Antonieta Garcia.
Este curso forma docentes para os vários níveis de ensino, para Portugal e para o estrangeiro, diplomatas, especialistas de tradução e animadores culturais.
Estes discentes de Português e Inglês são representados pelo núcleo de Estudantes, o BritUBI. Filipe Afonso, representante do núcleo, destaca as
conferências, os colóquios e as feiras do livro organizadas regularmente. "O nosso objectivo é promover o contacto com a cultura inglesa",
remata.



 

 

Clique aqui para regressar à primeira página