Departamento de Letras
Língua e Cultura Portuguesas

Um curso recente com histórias para contar

Com seis anos de vida, o curso de Língua e Cultura Portuguesas tem já um vasto curriculum de actividades realizadas na Universidade da Beira Interior. Dinamismo e vontade de trabalhar são duas das características desta licenciatura.

 Por Sandra Pinho

Estruturas de apoio

Laboratório de Línguas;
Centro de informática (aberto 24 horas): Workstation de multiprocessamento; Sala de terminais e PC´s; Redes (internas e externas);
Laboratório de micro-ensino (filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo);
Acesso permanente à internet (com correio electrónico, telnet e www);


Estrutura curricular

Duração do curso:
- Ramo Científico: quatro anos lectivos;
- Ramo Ensino: cinco anos lectivos


- Nº total de unidades de crédito:
- Ramo Científico: 123 unidades de crédito;
- Ramo Ensino: 120 unidades de crédito; Aprovação no estágio pedagógico

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

Ciências da Comunicação - 2.5
Estudos Culturais - 7.5
Estudos Linguísticos - 15.5
Estudos Literários - 9
Línguas - 30
Ciências da Comunicação - 4
Estudos Culturais - 4
Estudos Linguísticos - 10
Estudos Literários - 18.5
Seminário e Monografia - 7


Condições de acesso:
Prova específica de Literatura Portuguesa

O curso de Língua e Cultura Portuguesas (LCP) entrou em funcionamento na Universidade da Beira Interior (UBI) no ano lectivo de 1997/98, contando actualmente com 180 alunos inscritos.
Os principais objectivos deste curso são: formação sólida de docentes e especialistas nas áreas de Linguística, da Literatura e da Cultura Portuguesas. Aprofundar as capacidades de interpretação e desenvolvimento das técnicas de redacção, assim como, satisfazer as exigências de inovação e de criatividade das empresas são outros dos objectivos.
Um aluno que esteja interessado em ingressar no curso de LCP, necessita de uma média igual ou superior a 11,5 valores, sendo específica a disciplina de Português Geralmente, entram cerca de 40 alunos por ano.
Esta licenciatura tem a duração de quatro anos lectivos para o ramo Científico, e de cinco anos, com estágio integrado, para o ramo de Ensino. Sendo constituído por um corpo docente de 20 pessoas.
As saídas profissionais deste curso não se limitam à docência de Português nos diferentes níveis de ensino. Pretende-se também formar quadros para integração do corpo diplomático. Cooperação com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, autarquias, carreira de bibliotecário e arquivista são outras das áreas a apostar.
O curso de LCP procura realizar actividades novas e criativas. Foram várias as iniciativas concretizadas ao longo deste ano. Uma delas foi a realização dos Encontros Ibéricos, que contou com a presença de autores portugueses e espanhóis, onde se mostrou que a Literatura continua viva.
Este curso conta com um Grupo de Jograis, criado no ano passado, constituído maioritariamente por alunos do 4º ano. Outro dos projectos de LCP, dá pelo nome de "À beira". É uma revista que fala sobre Literatura, Cultura e Didáctica. Contém artigos de professores da UBI e de outras Universidades.
Para breve, LCP vai trazer o Concurso Literário que se encontra aberto a todos os alunos. Os textos têm de ser inéditos, dentro da categoria de Poesia, Prosa e Teatro. Vão ser seleccionados os três melhores textos em cada categoria e os resultados serão publicados no próximo ano lectivo, durante as comemorações do Dia Mundial da Poesia.
PORTUBI é o nome do núcleo de LCP que existe há seis anos e fornece todo o tipo de apoio aos alunos do curso. Realiza constantemente actividades, mostrando assim o seu dinamismo e vontade de realizar novos projectos.


 

 

Clique aqui para regressar à primeira página