António Fidalgo

Reitor e Universidade


Uma das grandes vantagens das novas universidades portuguesas é o papel central que nelas desempenha o reitor, ao contrário das universidades mais antigas onde a figura do reitor é muito menos forte e, em alguns casos, quase decorativa. A entrevista que o Reitor Santos Silva dá ao Urbi et Orbi explica em boa medida como a UBI conseguiu singrar a afirmar-se contra tanta adversidade. A entrevista mostra como há uma visão estratégica da universidade, e como tem havido persistência na sua implementação.
Santos Silva que foi durante anos vice-reitor de Passos Morgado, o primeiro reitor, até ser eleito ele próprio reitor em finais de 1995, é a pessoa que certamente conhece melhor a instituição, porque ligado a ela desde a primeira hora, ainda Instituto Politécnico da Covilhã, nos anos quentes a seguir à revolução. Além disso, goza de um conhecimento invejável da cidade e da região, e de uma intervenção social notável. Tem sido graças à sua acção conciliadora, mas persistente, que a UBI tem sabido trilhar com passo certo as sucessivas etapas da sua evolução, expansão, qualificação, prestígio.
O que é um facto é que a UBI tem sabido concentrar-se no essencial, no ensino e na investigação, sem dispersar-se em guerras intestinas como ocorreram em outras universidades. Houve sempre a consciência muito clara de que o contributo de todos era essencial, e que, havendo diferendos, estes teriam de ser resolvidos intra muros.
Sem dúvida um dos méritos de Santos Silva tem sido saber manter a concórdia dentro da UBI, levando-a a novos desafios, como foram as novas Faculdades, a de Artes e Letras e a de Ciências da Saúde.
Porque existem projectos extremamente importantes em fase de execução, nomeadamente a licenciatura em Medicina, faz todo o sentido e será de toda a conveniência que Santos Silva se recandidate a mais um mandato como reitor da UBI. É verdade que 2 mandatos são em regra o espaço temporal que um reitor pode cumprir nas universidades portuguesas. No entanto, não havendo nos Estatutos da UBI impedimento legal a um terceiro mandato, espera-se que Santos Silva se recandidate. Além do mais, sendo ele o grande obreiro da vinda do curso de Medicina para a UBI, será uma bela imagem vê-lo como o reitor dos primeiros médicos a licenciarem-se na nossa Universidade, daqui a 4 anos.