Regulamento dos prémios municipais
Trabalhos sobre a cidade galardoados

Jornalismo, escultura e investigação são as três áreas distinguidas pela autarquia covilhanense. Os vencedores de cada categoria receberão um prémio no valor de cinco mil euros.


A proposta de regulamento dos prémios municipais de jornalismo, escultura e investigação foi apresentada pela Câmara Municipal da Covilhã, no passado dia 2 de Maio. Trata-se de uma iniciativa que visa distinguir os que mais se destaquem em cada uma destas áreas.
Para o prémio de jornalismo podem concorrer todos os que apresentem um artigo sobre a Covilhã que tenha sido divulgado em qualquer publicação de imprensa escrita ou on-line. Cada concorrente só poderá apresentar um máximo de três artigos até ao próximo dia 31 de Julho.
Ao prémio de investigação podem candidatar-se todos os trabalhos inéditos desenvolvidos por investigadores com vínculo à Covilhã. Este prémio procura, segundo a autarquia, "criar sinergias que remetam para uma forma inovadora de incentivar e desenvolver a criatividade". A edilidade publicará o trabalho vencedor ou outros que se destaquem pelo seu valor histórico ou científico, até mil exemplares. Os trabalhos devem ser entregues na Câmara Municipal até ao dia 31 de Julho e devem ter no mínimo 50 páginas.
Na área de escultura, cada participante poderá apresentar até um máximo de duas obras originais. Os materiais a utilizar devem ser de carácter regional, apesar de não ser obrigatório. Os trabalhos devem ser entregues em maqueta até ao dia 31 de Agosto. O objectivo deste concurso é "criar uma nova dinâmica cultural que impulsione a descentralização das artes, a criação de património e a requalificação urbanística do concelho".
O vencedor de cada categoria receberá um prémio no valor de cinco mil euros a 20 de Outubro, Dia da Cidade da Covilhã.