Poesia
Alice Peixeiro recebe prémio de literatura em Madrid

NC/Urbi et Orbi


"Numa esquina sombria/surge a tua mão/suja/pequenina/ e pede". É este o extracto de um dos poemas que a covilhanense Alice Peixeiro viu premiado pela Academia Europeia das Artes, que vai atribuir o primeiro prémio no campo da literatura a Peixeiro na próxima quinta feira, 10, em Madrid (Espanha).
A autora enviou à Academia cerca de 30 poesias, após um convite endereçado pela Academia de Artes Espanhola. Normalmente, Peixeiro concorre aos grandes prémios da Bélgica, mas desta vez arriscou uma aventura espanhola, que acabou por dar frutos. "Nunca tive apoio de ninguém, nem de nada. Já pedi, algumas vezes, apoios à Gulbenkian ou ao Instituto Camões. Fico com os encargos todos à minha custa" explica Alice Peixeiro. E para esta ida a Espanha, na qual, "em princípio" estará presente, devido à proximidade ao país vizinho, a poetisa não pediu apoios. "Já são tantos anos de negas, que não vale a pena" explica.
Quanto ao significado do prémio, "é bom para o meu ego, apenas. É uma grande desmotivação representar Portugal e a Covilhã e ter que fazer tudo às minhas custas" afirma Alice Peixeiro.