Este ano a iniciativa contou com a participação de cerca de 400 atletas
Corrida 1º de Maio
Catarino vence novamente


O atleta do Maratona confirmou o favoritismo e pelo terceiro ano consecutivo ganhou a prova, inserida nas comemorações do Dia do Trabalhador.


Por Ana Rodrigues


Em dia de homenagem, Paulo Catarino, do Maratona Clube Portugal, venceu pela terceira vez a Corrida 1º de Maio, na Covilhã. No sector feminino foi Vitorina Mourato, do Atletismo Clube de Portalegre, a primeira a cortar a meta.
A manhã de sol levou centenas de pessoas à Praça do Município, onde desde as 9 horas decorreram as provas dos escalões mais jovens.
Quanto ao percurso da prova rainha, à semelhança dos anos anteriores, teve início em Vila do Carvalho, percorrendo depois algumas das ruas íngremes da cidade, num traçado considerado duro.
A iniciativa, integrada nas comemorações do 1º de Maio, foi uma organização da União dos Sindicatos de Castelo Branco e contou com a presença de cerca de 400 atletas, um número de participantes que agradou à estrutura organizativa.
Paulo Catarino disse que esta foi uma corrida fácil e que veio para ganhar. "Tinha dito que ia atacar para gerir depois a prova como quisesse. Comandar, correr ao ritmo que queria, abrandar nas subidas e ganhar alguma distância no pouco plano existente", disse o atleta satisfeito com a estratégia que preparou para esta prova. Paulo Catarino acabou por fazer a prova acompanhado pelo segundo classificado, João Lopes. "Isso aconteceu porque somos amigos e quis ajudar o João, mas também porque tenho uma meia maratona no domingo e não me queria desgastar", justificou.
Luís Garra, da organização, considerou que a prova "correu muito bem" e mostrou-se bastante satisfeito. "A participação foi muito boa, creio que a organização também. Está de parabéns a organização, a Covilhã, os atletas, mas acima de tudo a população, que aderiu em massa", sublinhou.
Este ano não estiveram presentes tantos nomes sonantes do atletismo nacional, como em anos anteriores. Uma situação que o dirigente sindical explicou: "Não nos podemos esquecer que daqui a dois dias se realiza o Meeting na pista da Covilhã. Uma grande festa do Atletismo numa acção concertada entre várias entidades".
No futuro, a organização pretende manter o nível já atingido. "Não ter aspirações em crescer muito, porque por vezes, quanto mais se sobe, maior é o trambolhão", acrescentou Luís Garra.