Moniz Pereira e João Campos falaram de experiências vividas no atletismo
Conferência com Moniz Pereira e João Campos
Atletismo e Alta Competição em debate

A Covilhã foi palco para uma conferência onde se reuniram grandes nomes do atletismo. Moniz Pereira e João Campos foram os oradores.


Por Sandra Carvalho


No dia 2 de Maio realizou-se no pavilhão da ANIL uma conferência com o tema "Atletismo e Alta Competição em Portugal". Este debate contou com a participação de Moniz Pereira, o mais conceituado treinador de atletismo em Portugal e João Campos, treinador de alta competição do Futebol Clube do Porto.
Para João Campos ser treinador "é uma forma de vida. É como o sacerdócio onde se canalizam todas as forças para um único objectivo. Um treinador tem que abdicar de muita coisa", referiu.
Treinador da atleta Fernanda Ribeiro, do FCP, João Campos traçou-lhe um plano de carreira para ela concretizar o sonho de ser campeã olímpica. No final da sua intervenção o treinador deixou uma mensagem. Para se conseguirem marcas de nível mundial é preciso preencher dois requisitos, "O atleta tem que possuir talento e o treinador de ter sabedoria para delapidar aquilo que tem nas mãos".
Moniz Pereira, o orador seguinte, deu alguns exemplos práticos que o levaram às vitórias. Referiu que Portugal esteve presente em 21 edições dos Jogos Olímpicos e ganhou no total das suas participações 17 medalhas no Atletismo. O treinador esteve presente em 12 desses jogos, em 28 Campeonatos do Mundo e em 18 Campeonatos da Europa de atletismo. Os seus atletas conseguiram algumas medalhas fruto do trabalho e do treino árduo. "Não lhes ensinei apenas a técnica: ensinei-lhes sobretudo que devem praticar diariamente", frisou o treinador.
Moniz Pereira definiu o treino como uma adaptação a uma determinada distância e esforço, classificando-o como um gesto que se deve realizar diariamente. "Há alguns anos atrás, em Portugal ensinava-se apenas a técnica", afirmou o Moniz Pereira que procurou alterar a situação treinando os atletas todos os dias de Verão e de Inverno, mesmo debaixo de chuva.
O treinador não foi apenas um homem do atletismo. Enquanto seleccionador nacional de voleibol obteve algumas vitórias e ganhou um torneio em Lisboa sem qualquer derrota. "O trabalho diário e voluntário é muito importante para a vitória", referiu Moniz Pereira.
Concluiu que em Portugal só se considera desporto de alta competição o futebol, o que, na sua opinião, está errado e criticou os jornais desportivos porque só ocupam as suas páginas com futebol esquecendo as restantes modalidades desportivas.
Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã encerrou a conferência afirmando que o Complexo Desportivo da Covilhã é dos melhores, mas que mais importante do que ter feito a pista é colocar gente a treinar. "É necessário um compositor de almas desportivas para refinar talentos", afirmou Carlos Pinto. "Deu-se agora o primeiro passo para mobilizar a sociedade desportiva local: os amantes do desporto e os agentes associativos perderam a capacidade de lamento, porque foram criadas as condições para a prática de desporto".
Carlos Pinto adiantou ainda que "sendo a Covilhã uma cidade vocacionada para a Medicina, está em negociação uma unidade de saúde para a Medicina Desportiva", que irá funcionar no Complexo Desportivo.