Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O mau tempo que se fez sentir provocou um ligeiro atraso nos trabalhos da ponte

"Houve tempos em que já não acreditávamos que a ponte viesse a ser uma realidade. Mas agora, está muito próximo a concretização de um velho anseio das duas populações". Quem o diz é José Batista, morador do Peso e ex presidente da Junta de Freguesia. A ponte a que se refere é aquela que, dentro de três meses, vai, finalmente, ligar o Peso, na Covilhã, ao Pesinho, no Fundão.
Depois de todos os "contratempos" que marcaram a construção da infra-estrutura, "já nada pode atrasar a sua conclusão para finais de Julho". A garantia é do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que visitou as obras na quinta feira, 24. Carlos Pinto não esconde a satisfação de ver concretizado, durante o seu mandato, um anseio de quase cem anos. "Desde que me conheço na vida política local, sempre ouvi falar nesta ponte como um grande desejo das duas populações", recorda o autarca. Pinto reitera igualmente que os trabalhos decorrem dentro do programado. "Houve aqui um tempo de reflexão quanto à construção das vigas pré-fabricadas. Conjugado com o mau tempo que se fez sentir, levou a que a obra atrasasse um pouco", justifica o edil covilhanense.
Já para o presidente da Junta de Freguesia do Peso, "o sonho tornou-se realidade". Fernando Casteleira, que tem acompanhado de muito perto o desenvolvimento dos trabalhos, também partilha da emoção dos seus congéneres. "É uma ponte a sério e não um pontão, como muitos diziam. Tem sido tamanha a emoção que tenho sentido esta semana", confessa. E se dúvidas tinha quanto à construção da ponte Peso-Pesinho, "porque já vi passar por aqui muitos ministros e secretários de Estado com promessas", elas desvanesceram-se, na segunda-feira, 21. Foi neste dia que as vigas da infra-estrutura começaram a ser postas. Um acto presenciado por ambas as populações, "em peso". De máquina fotográfica e camera de filmar em punho, as pessoas não arredaram pé, testemunhando a concretização de um desejo há muito perseguido: a ligação das duas margens do rio Zêzere. Previa-se que, no final da semana passada, fossem colocadas todas as vigas. Segue-se agora a betunagem do tapete, electrificação e, futuramente, o arranjo do espaço envolvente, com a construção de uma zona de lazer, parque de estacionamento e alcatroamento do acesso ao rio. A ponte está preparada para todo o tipo de tráfego.
Com um vão de 150 metros, sete de perfil transversal de rodagem, dois de passeio, a ponte Peso-Pesinho representa para o empreiteiro a quem foi adjudicada, Rui Ramos, da Lambelho&Ramos, "a maior obra de arte da história da empresa". Orçada, inicialmente, em cerca de um milhão e 500 mil euros, no final a ponte Peso-Pesinho custará perto de um milhão e 750 mil. A nova estrutura rodoviária é financiada em 75 por cento pelo Programa Operacional da Raia Central, ficando os restantes 25 por cento por conta das autarquias da Covilhã e Fundão.