Por Catarina Rodrigues


A Sessão Solene foi marcada pela assinatura de um protocolo entre a UBI e a Câmara da Covilhã

Um dos acontecimentos que marcou as comemorações do 17º aniversário da Universidade da Beira Interior foi a assinatura de um protocolo entre a instituição e a Câmara Municipal da Covilhã. A autarquia atribuiu à UBI três lotes de terreno para o novo Pólo da Faculdade de Ciências da Saúde a implantar junto ao Hospital Pêro da Covilhã. O outro lote situado junto ao aeródromo vai servir para a construção de um hangar destinado ao desenvolvimento das actividades do Departamento de Ciências Aeroespaciais.
Segundo Manuel Santos Silva, reitor da UBI, "é prioritário dar início à construção da nova Faculdade de Medicina". O projecto obteve pareceres favoráveis de diferentes entidades e aguarda um último aval do Ministério da Finanças para se proceder à abertura do concurso público internacional. "Esperemos que as obras se iniciem ainda este ano, para que o edifício esteja pronto dentro de dois anos, caso contrário teremos problemas no desenvolvimento da licenciatura", refere Santos Silva.
Apesar do processo aguardar a necessária resolução do Conselho de Ministros para a aquisição de terrenos destinados a estacionamento, zonas verdes e a uma possível expansão da Faculdade de Medicina, o reitor lembra que as parcelas serão adquiridas com receitas próprias da Universidade.
No total, os terrenos cedidos pela autarquia têm uma área de cerca de 28 mil metros quadrados e um valor de um milhão e 400 mil euros.
Para além da Faculdade de Ciências da Saúde, a UBI tem inscrito para PIDDAC para este ano, o Complexo Pedagógico das Ciências da Saúde. Santos Silva lembrou ainda a necessidade de construir os edifícios destinados à Unidade de Artes e Letras, à unidade alimentar do Pólo IV e aos Serviços Centrais da Reitoria.

Responsabilidade de fixar propinas cabe ao Governo

O reitor aproveitou o aniversário da instituição para voltar a lembrar que "a responsabilidade de fixar o valor das propinas cabe ao Governo". A afirmação surge na sequência da intenção anunciada pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior, que ao contrário do que estava previsto não esteve presente na cerimónia. Pedro Lynce pretende aumentar até ao dobro o valor da propina que se paga actualmente. Segundo o ministro, serão as Universidades a fixar o valor que deve ser pago pelos alunos tendo por base um mínimo e um máximo estabelecido por lei.
Santos Silva sublinha que se esta responsabilidade for passada para as Universidades, quem decidirá, na UBI, é o Senado. "Mas perante a situação financeira actual em que 96 por cento do Orçamento de Estado transferido é para o pagamento de salários, não resta alternativa senão fixar a propina máxima". O reitor diz que esta talvez seja a única forma de fazer com que a UBI continue a afirmar-se como uma instituição que prima pela qualidade e pela diferença".
Ana Cruz, presidente da Associação Académica da UBI, discorda das medidas anunciadas recentemente e afirma que "o ministro mentiu aos estudantes e não ouviu as associações académicas como parceiros educativos". A dirigente associativa criticou o novo regime de propinas que "vai prejudicar os futuros alunos do Ensino Superior" e lamentou a intenção do ministro em diminuir a representação dos estudantes nos órgãos colegiais.
A ouvir todas as criticas e em representação de Pedro Lynce, esteve Jorge Barata, docente na UBI e director do Observatório da Ciência e do Ensino Superior. O responsável explica que "as medidas a serem tomadas pelo Governo têm em conta todas as propostas apresentadas pela Comunidade Académica" e acrescenta que "nunca se pode agradar a todos". Jorge Barata lembrou ainda que o documento está em período de discussão pública até ao próximo dia 18 de Maio e sublinhou que "qualidade e responsabilidade são os desafios para os próximos anos. A UBI só tem a ganhar com uma política desta natureza".



Os docentes doutorados foram distinguidos



Ligação da Universidade às empresas



Na cerimónia de aniversário da UBI foram entregues as Bolsas de Estudo por Mérito atribuídas pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Ao todo foram dez os contemplados que, com uma média superior a 15,5 valores, receberam um prémio equivalente a cinco ordenados mínimos nacionais.
Como estas bolsas não abrangem todos os cursos, a UBI deliberou que todas as licenciaturas fossem contempladas contando para isso com o apoio de outros patrocinadores, para além da própria Universidade que atribuiu duas bolsas de mérito no valor de três ordenados mínimos.
Santos Silva sublinha que "o tecido empresarial tem vindo a colaborar com a UBI". Uma situação que permitiu ainda a atribuição de prémios aos alunos que concluíram a respectiva licenciatura com a melhor classificação. Nesta área foram 15 os contemplados.
A instituição entregou também medalhas a quatro docentes e a quatro funcionários que completaram 20 anos de serviço e realizou pela primeira vez a imposição de 27 Insígnias Doutorais.