Departamento de Matemática
Matemática (Ensino)

Os números na UBI

Com 254 licenciados colocados no mercado de trabalho, o curso tem como objectivos, a formação científica e pedagógica de professores de matemática, com habilitação própria para vários graus de ensino.

 Por Mafalda Silva

Estruturas de apoio

- STPC - Sala de terminais e PC´s
- Redes - (internas e externas)
- Laboratório de Micro-Ensino - (Filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo)
- CI - Centro de Informática
- Biblioteca

Estrutura curricular


Duração normal do curso: 5 anos lectivos

Área científica do curso:
- Informática
- Matemática
- Pedagógico - Didáctica

Condições necessárias à concessão do grau :
- 130 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias:
- Estágio - 0
- Informática - 7
- Matemática - 88.5
- Pedagógico - Didáctica - 20.5


O curso de Matemática (Ensino), que começou na UBI em 1979 ainda como Bacharelato, passou a Licenciatura em 1985 e conta actualmente com 171 alunos. Para terminar a licenciatura são necessários alguns requisitos como completar as 130 unidades de crédito e conseguir a aprovação no estágio pedagógico.
O curso tem uma duração normal de cinco anos lectivos. "O último ano é apenas de estágio, não há disciplinas. Os alunos vão para uma escola preparatória ou secundária, normalmente para turmas de 7º, 8º e 9º anos. Dão as aulas e são permanentemente avaliados, não apenas por um orientador da escola, como também por um orientador científico da UBI", refere António Bento, presidente do Departamento de Matemática. Os estudantes terão também de apresentar um trabalho que servirá como modo de avaliação.
Matemática, Informática e Pedagógico-Didáctica, são as áreas científicas do curso.
"Neste momento, a licenciatura está um pouco em baixo, não há grandes projectos. Apenas se pretende, não agora, talvez daqui a dois anos, criar um único curso de Matemática com vários ramos, várias opções, e nele inserir também a vertente de Matemática Aplicada, que existe há um ano", salienta António Bento.
Matemática (Ensino) tem como saídas profissionais, a docência no 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, bem como a integração em equipas responsáveis pela elaboração de manuais escolares.

 

Clique aqui para regressar à primeira página