Departamento Química
Química Industrial

Aposta na pesquisa

A licenciatura em Química Industrial apresenta-se com várias saídas profissionais. Aprofundar a investigação é um dos objectivos.

 Por Liliana Marinho

Estruturas de apoio

- Workstation de Multiprocessamento -
- STPC - Sala de terminais e PC´s
- Redes - (internas e externas)
- Laboratório de Micro-Ensino - (Filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo)
- CI - Centro de Informática
- Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso: 5 anos lectivos

Área científica do curso:
- Química

Condições necessárias à concessão do grau :
- 158.5 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias
- Economia e Gestão - 6.5
- Física - 22.5
- Matemática - Informática - 28
- Projecto - 22
- Química - 75.5

Provas Específicas:
Provas Específicas: Matemática e Química ou Química


A licenciatura em Química Industrial está a funcionar na Universidade da Beira Interior (UBI) desde a ano lectivo de 1997/98. Os principais objectivos da licenciatura consistem em proporcionar aos alunos uma sólida formação nas áreas de Química Analítica, do Ambiente, Orgânica, Inorgânica, Química-Física e Bioquímica. Permitir o desenvolvimento da capacidade de pesquisa individual e colectiva e a sua integração em equipas de investigação industrial é a meta a alcançar. A duração normal do curso é de cinco anos lectivos.
Como várias saídas profissionais possui as diversas
indústrias químicas (ambiente, agro-alimentar, petroquímica e agro-química, entre outras), consultoria em empresas privadas, autarquias e outros departamentos públicos, assim como actividades relacionadas com tratamento de águas e afluentes.
UBIQuímica é o núcleo de estudantes de Química da UBI. Aproveitando a iniciativa do Fórum Pedagogia 2003 realizada no passado dia 7 de Março, o UBIQuímica apresentou algumas questões. Qualidade dos serviços académicos, critérios de avaliação, capacidade pedagógica dos docentes, falta de docentes e aulas simultâneas com várias licenciaturas foram os pontos discutidos. Apesar dos problemas, Pedro Barra, presidente do UBIQuímica afirma que " ao longo do tempo, o núcleo tem verificado uma abertura bastante grande para a colaboração e resolução de todos os problemas por parte do Departamento de Química".

 

Clique aqui para regressar à primeira página