Por Mari Duarte



A iniciativa contou com a presença de crianças de doze turmas do primeiro ciclo

No dia 9 de Maio celebrou-se o Dia da Europa e o Jardim Público da Covilhã foi o local escolhido para as comemorações. Doze turmas de seis escolas primárias da zona da Cova da Beira participaram numa actividade organizada pela Associação Beira Serra (ABS).
Os risos das crianças ouviam-se ao longe. Os "cabeçudos", animadores da ABS, coloriram e animaram o ambiente já por si alegre. Muitas foram as pessoas que se aproximaram atraídas pela algazarra. Pais, avós e muitos curiosos fizeram parte dessa multidão. "Vim cá de propósito para ver as crianças, não fazia ideia que era o Dia da Europa", afirma Manuel Fiúza, natural da Covilhã.
"Sensibilizar as crianças e adultos para a questão do alargamento da União Europeia e também celebrar este dia tocando no ponto da solidariedade e da comunhão entre os povos" foi o principal objectivo da actividade, esclarece Rosa Maria Duarte, uma das organizadoras do evento.
Toda a animação foi pensada para ensinar as crianças de uma forma divertida. O jogo da tracção à corda, que segundo Rosa Maria Duarte, "simboliza que os países unidos têm maior força"; descobrir o comissário português da UE (António Vitorino); identificar os dez novos países que vão aderir à UE; escrever um bilhete de boas vindas a esses países e descobrir as cores das suas bandeiras foram alguns dos jogos que fizeram parte deste evento.
A música também esteve presente. As crianças tiveram a oportunidade de ouvir um pequeno concerto dado pelos alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) no início das actividades.
Durante o evento foi distribuída documentação relativa à UE e sorteadas t-shirts.
"Apesar de serem muito pequenas e por isso não perceberem muito bem aquilo que se está a passar, este dia fica-lhes gravado na memória de alguma forma", afirma Pedro Silveira, animador da ABS.


A animação foi uma constante



A imparável Associação Beira Serra

A Associação Beira Serra surgiu em 1995. Esta associação, com sede na Boidobra promove "vários projectos comunitários e nacionais que pretendem principalmente combater a pobreza e a exclusão social e promover o desenvolvimento das comunidades rurais", sublinha Rosa Maria Duarte.
Apesar de terem como sócios algumas empresas particulares, os associados da ABS são essencialmente instituições como as autarquias da Covilhã, Belmonte e Fundão, assim como as juntas de freguesia, associações de agricultores e sindicatos. Os sócios são muitos no entanto a associação sobrevive graças às verbas provenientes dos fundos comunitários.
São muitos os projectos promovidos por esta associação. Criaram o ATL actualmente gerido pela associação de pais porque, "o objectivo é que a própria população tome conta das coisas e que a ABS seja só quem lança a semente", declara Rosa Maria. Em Cantar Galo está a ser realizado o projecto de "luta contra a pobreza", que para além da recuperação de habitações também prevê a realização de acções sócio-comunitárias. A ABS mobiliza as pessoas para discutirem os problemas da freguesia nomeadamente relacionados com a droga e com a violência doméstica.


Concurso mais Europa

Foram diversas as actividades desenvolvidas

A ABS não pára e já tem data marcada o próximo evento. "Concurso mais Europa" é o nome da próxima actividade a realizar nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de Abril. A Escola Básica Integrada de S. Domingos, a EB2,3 da Serra da Gardunha, a ES/3 do Fundão, a EB2,3/S Pedro Alvares Cabral e a ES/3 Campos Melo foram as escolhidas para promover um concurso sobre o alargamento da Europa. Os alunos dessas escolas farão trabalhos criativos baseados neste tema. Os melhores serão publicados no Jornal do Fundão e os seus autores vão ter direito a uma visita ao Centro Jacques Delor em Lisboa. "Brincando fala-se de coisas sérias. Hoje trabalhámos com crianças e neste concurso vamos trabalhar com adolescentes", acrescenta Pedro Silveira.
As escolas do Fundão, Gardunha e Belmonte receberão posteriormente um grupo de teatro profissional que irá representar nos dias 29 e 30 a peça "Já 25", um tema também ele alusivo à EU.

 




As crianças tiveram oportunidade de aprender de uma forma diferente



Alargamento da Europa



Após a expansão de seis para 15 membros, a UE prepara-se para o que será o maior alargamento de sempre. Treze países candidataram-se a novos membros. Dez desses países: Chipre, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa e República Eslovaca, preparam-se para aderir à União em 1 de Maio de 2004. A Bulgária e a Roménia esperam aderir até 2007. A Turquia ainda tem o processo de negociações atrasado.
Para poderem integrar a União Europeia, os países candidatos precisam de satisfazer as condições económicas e políticas designadas por "Critérios de Copenhaga", ou seja: constituir democracias estáveis, respeitar os direitos humanos, ser Estados de Direito e proteger o direito das minorias, dispor de economias de mercados viáveis e adoptar as regras, normas e políticas comuns que constituem a legislação comunitária.