Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A Biblioteca Central da UBI tem um novo painel

A sensação do livro a girar à volta do Mundo, espelhando a cultura pelo Universo. Imaginar o toque nas suas lombadas, olhar para as estantes repletas de capas duras e folhas e folhas de saber. E uma das mais conhecidas estrofes d' "Os Lusíadas", "Aqueles que por obras valerosas / Se vão da morte libertando". Tudo conjugado, Fernando Alves de Sousa deu origem a mais um painel, desta feita destinado à Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI). "Lembrei-me da frase de Camões. Depois a sensação do livro a girar à volta do Mundo, daí a circunferência", diz Alves de Sousa.
Depois da "visita" que Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Egas Moniz, Sousa Martins, figuras da Arte e da Ciência, fizeram à Sala dos Actos da Reitoria, restava cobrir algumas das brancas paredes da Biblioteca. Mas porque ainda existe um espaço por preencher, Alves de Sousa esboça já outros quadros para se juntarem àquele. "Reparou-se que a parede é muito grande e então este meu outro trabalho vai no sentido do prolongamento do espaço, priveligiando o livro e o saber que dele exala", explica o artista.
A Sala dos Doutoramentos também está na "mira" de Fernando Alves de Sousa, com um quadro sobre tela de três metros por dois e salpicado de temas abstractos, "juntando nomes de especialistas que se destacaram na Matemática, Medicina, misturados com formas abstractas e com as cores representativas das várias faculdades". "Agora estou muito virado para o abstracto", confessa Alves de Sousa.
Outra confissão que o artista não se importa de partilhar é a importância que a Covilhã e Universidade têm na sua vida. "Como eu me sinto bem quando aí estou", diz.
Nascido em Lisboa, no ano de 1922, o currículo artístico de Fernando Alves de Sousa é quase tão vasto como as distâncias entre Portugal, Espanha, Brasil (onde se encontra actualmente), Estados Unidos e Bélgica, locais onde estudou e viveu. Ao longo da sua carreira foi distinguido com vários prémios, destacando-se recentemente a Medalha de Prata com a qual o Reitor da UBI o congratulou.