Assembleia Municipal do Fundão aprova conta de gerência
Oposição lança críticas à gestão da Câmara

NC/Urbi et Orbi


A Assembleia Municipal do Fundão que se realizou no sábado, 3, ficou marcada pelas críticas da oposição à conta de gerência do primeiro mandato do Partido Social Democrata na Câmara Municipal do Fundão. As contas de gerência foram aprovadas com dois votos contra da CDU e os socialistas apenas votaram contra o relatório de actividades de 2002.
Torcato Mendonça, deputado municipal do PS, considera que Manuel Frexes "não encontra um concelho em profunda mudança". Para Torcato Mendonça, o executivo municipal "merece a crítica, não só da oposição, mas de todos os munícipes que não poderão ver assim o seu concelho". Em relação ao balanço de um ano de governação social democrata, o deputado municipal do PS refere que "tem nota negativa, não serve, não defende o concelho, falhou completamente".
Mas nem só os socialistas criticam. A CDU considera a gestão do executivo liderado por Manuel Frexes "despesista, ineficiente, que fomentou o clientelismo, defraudou as expectativas e não foi suficientemente diligente na captação de fundos". Os deputados municipais da CDU afirmam ainda que "as despesas dos orgãos da autarquia do Fundão foram incomparavelmente superiores às da capital de distrito".
Segundo os dados apresentados pelos comunistas, no ano passado a Câmara Municipal do Fundão gastou mais 66,2 por cento do que a de Castelo Branco no que se refere a despesas de pessoal. As remunerações atingiram mais 81 por cento do que na Câmara albicastrense. Os deputados socialistas mencionaram também o aumento nos custos do pessoal e o endividamento do município.
A Assembleia Municipal foi ainda marcada pelos elogios que os presidentes de Junta teceram à Câmara do Fundão. Os autarcas garantem que o executivo municipal "tem concretizado obras há muito desejadas". Rogério Hilário, do PSD, considerou "estar em duas assembleias municipais diferentes, porque o PS diz que não foi feito nada e os presidentes de Junta têm vindo a elogiar o trabalho da Câmara". Na opinião de Torcato Mendonça, Manuel Frexes "conseguiu transformar num grande acontecimento, numa festa, os pequenos elogios" dos presidentes de Junta". O deputado socialista considerou mesmo "estar noutro concelho qualquer que não o do Fundão".