Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O concurso está a ser promovido pelo Departamento de Informática do IPG

O Departamento de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)/ do Instituto Politécnico da Guarda está a promover o concurso Robô Bombeiro.
Esta competição pretende testar pequenos robôs autónomos e móveis. O concurso tem como objectivo desenvolver pequenos robôs capazes de explorar um modelo de uma casa, formado por corredores e quartos, à procura de um incêndio simulado por uma vela, detectar o fogo e extingui-lo no menor espaço de tempo. A comissão organizadora pretende, assim, promover a Robótica e proporcionar "um evento extracurricular interessante e divertido", onde os alunos possam aplicar, na prática, os conhecimentos multidisciplinares adquiridos no curso de engenharia informática.
Segundo o professor Carlos Carreto, a ideia surgiu no ano passado, no âmbito da disciplina Projecto do curso de Engenharia Informática, que prevê, no final dos três anos do primeiro ciclo da licenciatura, a realização de um projecto à escolha dos alunos. Nesse âmbito aquele docente sugeriu que os alunos criassem um robô bombeiro. A esta ideia aderiram oito alunos, que inicialmente, elaboraram apenas o projecto. Mas "como correu bem" os responsáveis pelo Departamento pensaram em organizar um concurso dirigido não só aos alunos da disciplina, mas a todos os interessados queiram participar. As inscrições podem ser efectuadas até ao próximo dia 22.
Estão previstos três prémios e ainda estão previstos os prémios IPG, destinados à melhor equipa de alunos do Instituto Politécnico da Guarda, e o especial, a atribuir ao robô que for considerado "mais sofisticado ou mais engraçado", consoante os critérios estabelecidos.
Dos projectos já apresentados, Carlos Carreto considera que "há ideias novas e originais" com sistemas mais reais e mais aptos para a função a que os robôs se destinam. Aquele docente do Departamento de Informática está convicto que os projectos desenvolvidos pelos alunos podem ter aplicação prática. Recorda que "hoje em dia já há corporações de bombeiros, nomeadamente nos Estados Unidos, que utilizam máquinas deste tipo, embora em dimensões maiores, como é o caso de veículos robotizados na ajuda de combate aos incêndios".
Daí que se mostre confiante de que num futuro não muito longínquo "possamos ter sistemas robôs do género para utilização doméstica", embora bastante diferentes destes, "em termos de complexidade e não de sistemas".