Por Catarina Rodrigues


Tessaleno Devezas obteve o título de agregado

Há dez anos na Universidade da Beira Interior, Tessaleno Devezas obteve no passado dia 6 de Maio o título de agregado na área da Engenharia Electromecânica. "Previsão Tecnológica - A dinâmica de aprendizagem do desenvolvimento tecnológico" foi o tema da lição de síntese apresentada. As provas tiveram como arguente Fernando Carvalho Rodrigues, professor catedrático convidado na Universidade da Beira Interior.
Segundo Tessaleno Devezas "podemos fazer previsões do crescimento das inovações na sociedade, sejam elas de que natureza forem". No seu trabalho, o docente focou apenas as inovações tecnológicas. Tessaleno Devezas procurou demonstrar que há uma dinâmica de aprendizagem determinista. Mas o docente explica que "embora sendo determinista é difícil fazer previsões porque existem muitas contingências e interacções não lineares entre as possíveis variáveis".
As provas de agregação constam do estatuto da carreira docente universitária como elemento necessário para a passagem a professor catedrático. Para além da avaliação feita à lição de síntese apresentada é também apreciado o curriculum vitae do candidato.
O júri das provas foi constituído por Carlos Branco, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Carlos Bernardo, professor catedrático da Universidade do Minho, Joaquim Gomes, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, José Fernandes e José Ferreira, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Jorge Barata, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e José Cruz, professor catedrático da Universidade de Trás-os-M.ontes.