As Jornadas de Comunicação prolongam-se até à próxima quinta feira
Jornadas de Comunicação
O sentir de quem informa

Profissionais do meio jornalístico e das relações públicas analisam o actual estado da comunicação. Trocar experiências e esclarecer os alunos é também um dos objectivos deste evento.


Por Eduardo Alves


As exigências do jornalismo e as relações públicas institucionais, aparentemente, nada têm em comum. Nas Jornadas de Comunicação, organizadas pelo Núcleo de estudantes de Ciências da Comunicação da UBI, UBImedia, são temas em debate, nos dias 12 a 15 de Maio. A iniciativa decorre nos anfiteatros I, da Parada e 6.21, do Centro de Informática.
Fernando Paulouro, Óscar Mascarenhas, António Colaço ou Manuel Villas-Boas são alguns dos oradores deste evento. Profissionais ligados à imprensa nacional e regional, à rádio ou às relações públicas apresentam diferentes visões dos meios de comunicação.
O primeiro painel contou com Graça Castelo Branco do Gabinete de Relações Públicas da UBI e António Colaço, do Gabinete de Imprensa do Partido Socialista. Uma palestra onde se focou a importância dos vários órgãos de comunicação para as instituições. No entender do responsável pelo Gabinete de Imprensa do PS, "o contacto com as pessoas, o mostrar o nosso trabalho, passa pelos Media". Colaço deslocou-se à UBI para dar um testemunho de métodos de trabalho e ligação ao mundo dos órgãos informativos. Com um auditório composto por estudantes, as apresentações mostraram algumas de relacionamento entre os organismos, quer institucionais, como a UBI, quer políticos, no caso, o PS. António Colaço classificou a iniciativa como "uma apropriação de saberes por ambas as partes". Um objectivo conseguido após o debate entre o auditório e a mesa.
Durante o dia de hoje, 13 de Maio, têm lugar dois painéis. O primeiro com início às 9h30, tem como oradores Fernando Paulouro, director do Jornal do Fundão e José Geraldes, director do Notícias da Covilhã. Jornalismo Regional vai ser a temática desta palestra. Óscar Mascarenhas, presidente do Conselho Deontológico dos Jornalistas, conduz a palestra sobre "Liberdade e Pluralismo: exigências do Jornalismo", marcado para as 14h30. Painéis que têm lugar no anfiteatro 1 da Parada.
Amanhã, 14 de Maio, um grupo de ex-alunos, constituído por João Leal, Anselmo Crespo e José Manuel Carvalho abordam o tema "Ciências da Comunicação; que saídas profissionais?". No encerramento, a "Rádio: especificidades", foi o tema escolhido pelo UBImedia. Manuel Villas-Boas, director da TSF e Luís Fonseca, director de Programação da RCC são os convidados para dirigirem o painel que vai decorrer no anfiteatro 6.21, pelas 14h30.