Segundo João Queiroz, "o curso de medicina está no bom caminho"
Comissão de Acompanhamento satisfeita
Peritos em Medicina na UBI


Fazer uma reflexão e uma auto-avaliação da licenciatura em Medicina foi um dos objectivos de mais uma visita da Comissão Externa de Acompanhamento.


Por Hugo Ribeiro


Com apenas dois anos de existência, a licenciatura em Medicina da UBI recebeu pela quarta vez a Comissão Externa de Acompanhamento ao curso. Durante os dias 5 e 6 de Maio, estiveram na universidade vários peritos nacionais e internacionais, quer do ensino tradicional da Medicina, quer dos novos modelos pedagógicos.
A ideia é haver "uma troca de impressões com os alunos, docentes e direcção da faculdade para podermos melhorar o ensino nesta licenciatura", afirma João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde.
A Comissão Externa de Acompanhamento é constituída por directores de gabinetes de ensino das universidades de algumas faculdades espanholas, de Genebra, de Kiev, e por representantes portugueses dos estabelecimentos de ensino superior público do Porto, Lisboa e Coimbra. "É importante ter a visita de pessoas com uma certa experiência e que estão noutras realidades para nos darem sugestões e opiniões daquilo que estamos a fazer de menos bem", refere.
Esta visita teve como finalidade dar a conhecer à comissão as condições que a instituição oferece aos estudantes, em termos de infra-estruturas informáticas, laboratoriais e da Biblioteca Central da universidade.
No terceiro ano curricular da licenciatura os alunos deixarão de pertencer ao ciclo básico para ingressarem num ciclo clínico. Esta situação preocupa a direcção do departamento de Ciências Médicas, na medida em que se vai registar uma transição dos métodos de ensino. Daí que tenham apresentado à comissão um relatório de actividades dos primeiros anos do curso e um plano de actividades programadas para o ensino clínico no Hospital da Cova da Beira.
Para João Queiroz, "o resultado da visita foi positiva a todos os níveis e estamos no bom caminho com um projecto inovador".