Os riscos que correm as pessoas que viajam estiveram em destaque
Jornadas de Medicina no Hospital da Covilhã
Riscos para a saúde do viajante

Universidade Nova de Lisboa e Universidade da Beira Interior juntas numa troca de experiências sobre a saúde dos viajantes.


Por Sofia Cação


Nos dias 8 e 9 de Maio decorreram no Hospital Pêro da Covilhã as jornadas "Os riscos para a saúde do viajante". A discussão incidiu sobre a problemática, cada vez mais actual, dos riscos que correm as pessoas que viajam para o estrangeiro, os meios de prevenção e o tratamento de doenças. Estas jornadas foram organizadas pelo Centro Hospitalar da Cova da Beira, em colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e com a Universidade da Beira Interior (UBI).
Na quinta feira, dia 8, as conferências foram dirigidas apenas aos profissionais de Saúde, pois são elementos privilegiados de contacto com o viajante. A abertura e apresentação do tema foi feita por Luís Taborda, docente na UBI e coordenador deste evento, e por Jorge Torgal da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM) e do Departamento Universitário de Saúde Pública (DUSP).
A malária e as doenças transmitidas por antropóides foram dadas a conhecer com mais profundidade por João Luís Baptista (DUSP). Carlos Araújo, do Hospital Egas Moniz (HEM), apresentou os riscos associados ao meio ambiente e alimentação. Vacinas e vacinação foi o tema explorado por Jaime Nina, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT). Os riscos para a saúde da criança nas viagens internacionais foram expostos por Luís Tavira do Hospital D. Estefânia (HDE). Graziela Simões, do Centro Regional de Saúde Pública (CRSP), expôs os riscos para a saúde da grávida nas viagens internacionais. A prevenção do roubo e da violência em viagem foi uma preocupação demonstrada por Carlos Alberto Simões de Almeida, da Polícia de Segurança Pública (PSP). Para conclusão das conferências foram apresentadas as infecções sexualmente transmitidas e as transfusões de sangue, por João Luís Baptista (DUSP) e a farmácia do viajante, por Cristina Faria da Associação Nacional de Farmácias (ANF).
A organização deste evento quis favorecer o intercâmbio entre estudantes e para isso o dia 9 foi dirigido a todos os interessados na problemática das viagens e da cooperação com os PALOP.