Os estudantes tiveram oportunidade de esclarecer algumas dúvidas relacionadas com os programas comunitários
Sócrates/Erasmus e Leonardo da Vinci
Programas comunitários em debate

Sócrates/Erasmus e Leonardo da Vinci foram os dois programas comunitários apresentados pelo Gabinete de Programas e Relações Internacionais da UBI numa sessão que decorreu no dia 7 de Maio.


Por Sandra Carvalho


O Sócrates/Erasmus é um programa de intercâmbio de estudantes do Ensino Superior. Os estudantes têm a possibilidade de estudar durante um ou dois semestres numa universidade estrangeira e no regresso obtêm equivalência às disciplinas em que obtiveram aprovação.
O programa Leonardo da Vinci tem como objectivo dar formação profissional e desenvolver as competências dos candidatos. Este programa não existe na UBI e a sua divulgação teve lugar neste fórum. Pedro Esteves, responsável pelo Gabinete de Programas e Relações Internacionais, frisa a importância desta apresentação, destacando que "contribui para esclarecer dúvidas acerca destes dois programas, principalmente do programa Sócrates/Leonardo da Vinci, uma vez que a participação da UBI através do UNEFOR (Associação da Empresa para a Formação) termina no final do mês de Maio.
O programa nunca teve uma grande participação devido às suas características, mas sendo a universidade a promover uma candidatura é mais fácil adequar futuros estágios ao perfil dos candidatos, algo que não acontecia quando se usufruía desses estágios via UNEFOR", comenta Pedro Esteves.
A UBI pretende candidatar-se a este novo programa e o fórum veio permitir o esclarecimento de dúvidas junto de representantes dos programas. O Sócrates/Leonardo da Vinci abrange pessoas de todas as áreas. O programa pode beneficiar pessoas que estão em formação profissional, estudantes do ensino superior, recém-licenciados ou trabalhadores, desde que a candidatura parta de uma entidade empregadora. "Este programa pretende facultar uma primeira experiência a nível profissional", sublinha Pedro Esteves.
Cristina Gaboleiro, representante da agência nacional do programa Sócrates/Leonardo da Vinci, explicou o funcionamento do programa e esclareceu as formas de candidatura. O programa funciona como "uma troca de experiências entre profissionais a nível europeu", realçou Cristina Gaboleiro.
Outra questão sublinhada foi a dos cursos intensivos de preparação linguística. Os estudantes podem fazer um curso intensivo de língua, prévio à sua partida para o estrangeiro, ao abrigo do programa Erasmus