Português prático para jornalistas

Cenjor





Por Catarina Rodrigues




"Português prático para jornalistas" é um livro editado pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor). Surgiu com o objectivo primordial de ajudar os profissionais da comunicação e os futuros jornalistas a utilizarem correctamente a língua portuguesa.
Esclarece as mais pequenas dúvidas que possam surgir, desde as normas gerais do uso da Língua até à utilização de siglas e abreviaturas. Como cada profissão tem definições características o livro destina um capítulo ao vocabulário desportivo, económico, jurídico, médico e ao vocabulário em geral, para que todos possam compreender o que se escreve. Particularidades como a utilização do hífen, o emprego da maiúscula inicial e a pontuação são também esclarecidas.
O livro teve origem num Gabinete de Língua Portuguesa que funcionou entre 1989 e 1993 na Agência Lusa. Maria da Conceição Duarte e Maria Adelaide Durão, ambas professoras analisaram o que se deve ou não fazer na utilização da língua portuguesa. Com edição do Cenjor e o apoio do Instituto da Comunicação Social, o livro está aí para ajudar todos os jornalistas. Porque as dúvidas podem surgir a qualquer momento e em qualquer local convém ter esta ajuda sempre por perto.