Moniz Pereira: compositor de música e atletas


40 anos de música


Moniz Pereira


Universal | 2003






A contribuição do Prof. Mário Moniz Pereira para o desenvolvimento do desporto em Portugal é por demais reconhecida por todos. O facto do seu nome estar associado aos maiores feitos do atletismo português torna-o uma figura conhecida dos portugueses. Desde sempre ligado ao desporto esta sua faceta é, por isso, a mais conhecida do público em geral, contudo, a personalidade de Moniz Pereira tem uma segunda faceta menos conhecida mas não menos brilhante: a de compositor/autor.
Apesar de nunca ter recebido qualquer formação musical Moniz Pereira ao longo da sua vida escreveu mais de uma centena de temas interpretados por Artistas como Carlos do Carmo, Camané, Paulo de Carvalho, Francisco José, Cidália Moreira, António Calvário, João Braga, Lucília do Carmo, Tristão da Silva, Rodrigo e Fernando Tordo.
A Universal ao editar o presente CD pretende homenagear Moniz Pereira quando se celebram 40 anos da sua actividade de compositor e autor.
Não sendo possível reunir numa só edição toda as suas composições optou-se por reunir num CD os vinte temas mais representativos da sua obra numa selecção feita pelo próprio Moniz Pereira. Destes vinte temas, quinze são apresentadas em versões já conhecidas e cinco são novas versões gravadas de propósito para serem incluídas neste CD. A estes juntaram-se, ainda, dois temas inéditos nas vozes de Carlos Mendes e Fernando Tordo.