Departamento de Gestão e Economia
Economia

Dez anos de solidez na polivalência

A licenciatura de Economia aposta na diversidade. A ideia é que os alunos se possam instruir na área da sua preferência, gerindo alternativas por forma a não saturar o mercado de trabalho. Algo que tem resultado em pleno.

 Por Paulo Galhardo

Estruturas de apoio

-CDE - Centro de Documentação Europeia
-Laboratório de Informática - (Com software especializado)
-CI - Centro de Informática
-Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso: 5 anos lectivos

Área científica do curso: Economia

Condições necessárias à concessão do grau :
- 141 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias:

Ciências Jurídicas - 3
Ciências Sociais - 6
Economia - 73.5
Gestão - 10.5
Matemática - 43.5
Sistemas de Informação - 6
Condições de Acesso



Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Economia ou Matemática ou Geografia


Ministrado desde 1993 na Universidade da Beira Interior, o curso de Economia é actualmente um dos que consegue preencher a totalidade das suas vagas (50). Com a duração de quatro anos e meio, a licenciatura explora o mercado com a colocação dos seus finalistas em Janeiro, mas à semelhança do que já acontecera em 1999 prepara uma reformulação para que a duração passe para os quatro anos, à semelhança da maioria das universidades nacionais e conforme foi decidido Declaração de Bolonha.
Os cerca de 320 alunos actuais encontram certamente um excelente conjunto de condições para a conclusão da licenciatura, pelo menos esta é a ideia que defende o director de curso, Paulo Maçãs Nunes.
A existência de uma biblioteca central, de uma outra no pólo, de um centro de documentação europeia, de salas informatizadas, de boas relações interdepartamentais e com o núcleo e de uma comissão nomeada para programar seminários e conferências, são aspectos a salientar. Mas, Paulo Maçãs destaca que talvez o mais exclusivo do ensino seja a proximidade entre os docentes e os seus alunos. Os primeiros em conjunto com o Departamento têm realizado um esforço extra para se graduarem e melhorarem, o que se traduz em horários de atendimentos, aulas de apoio, disponibilização das matérias e informações na Internet.
Segundo o director de curso, este tem vindo a adaptar-se às exigências do mercado de trabalho, na UBI lecciona-se a vertente clássica mas também a aplicada. A ideia é leccionar uma espécie de curso de banda larga, onde o aluno é que deve decidir-se pelas cadeiras de opção que mais interessam.
O sucesso da licenciatura está à vista de todos, mesmo não existindo um estágio integrado a totalidade dos finalistas consegue-o nos primeiros seis meses após a conclusão do curso.

 

Clique aqui para regressar à primeira página