Departamento de Gestão e Economia
Gestão

Características particulares num curso geral

Gestão é uma das mais antigas licenciaturas da UBI. Característica que tem servido para acentuar a sua importância. Desenvolver novas estruturas de quatro anos lectivos e aprofundar a investigação aparecem como os próximos avanços.

 Por Eduardo Alves

Estruturas de apoio

-CDE - Centro de Documentação Europeia
-Laboratório de Informática - (Com software especializado)
-CI - Centro de Informática
-Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso: 5 anos lectivos

Área científica do curso: Gestão

Condições necessárias à concessão do grau :
- 159 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias:

- Ciências Jurídicas - 12
- Ciências Sociais - 6
- Contabilidade - 18.5
- Economia - 20
- Gestão - 57.5
- Marketing - 3.5
- Matemática - 37.5
- Sistemas de Informação - 6
- Ciências da Saúde - 9
- Ciências Jurídicas - 6
- Ciências Sociais - 3
- Contabilidade - 4.5
- Economia - 3
- Gestão - 38.5


Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Economia ou Matemática ou Geografia


Gestióne é o termo, em latim, utilizado para designar uma acção de dirigir. A Universidade da Beira Interior (UBI) tem como um dos objectivos deste curso, incutir nos seus alunos essa mesma capacidade. O desafio de criar uma empresa no mercado é proposto a todos os recém-licenciados. Com os conhecimentos adquiridos ao longo dos cinco anos do curso, são muitos os que embarcam nesta aventura.
Uma ideia pouco vulgar mas produtiva, "quer em termos práticos, quer científicos", conta Mário Franco, director do curso. Alguns dos docentes tiveram formação em Barcelona na área das pequenas e médias empresas (PME's). Conhecimentos que têm vindo a ser transmitidos aos estudantes de Gestão na UBI. Os alunos são motivados a entrarem no mercado de trabalho com as suas próprias empresas. Neste sentido, a cadeira "Projecto", de carácter anual, leccionada no último ano, deu lugar a duas disciplinas semestrais, uma de "Projecto" e outra de "Criação de Empresas". As PME's, desde o seu lançamento até à utilização dos seus recursos, são o maior objecto de estudo deste licenciatura. Uma característica que torna este curso "um pouco diferente dos seus congéneres no resto do País", avança o docente responsável.
As vagas, 70 no último ano, têm sido preenchidas na totalidade. Mário Franco sublinha que esta cifra vai sofrer alguns decréscimos. Uma situação complementada com a abertura do curso de Marketing, onde existe um número considerável de disciplinas comuns.
O mercado de trabalho tem absorvido todos quantos não optam pela criação de uma PME própria. Um factor que joga a favor da licenciatura, com muitos estudantes a procurarem esta licenciatura.
Gestão apresenta uma carreira de sucesso. A sua existência confunde-se com a da instituição onde está inserida. Surge em 1976, como bacharelato no então Instituto Politécnico da Covilhã (IPC). Dez anos mais tarde, quando o instituto é transformado em Universidade, Gestão acompanha o salto e passa a licenciatura.
O processo de formação ainda continua e actualmente os responsáveis estão já a formular novos currículos e uma estrutura de quatro anos. "As novas legislações, sobretudo o Tratado de Bolonha prevêem estas mudanças", explica Mário Franco. O Departamento com um número significativo de docentes doutorados e em fase de doutoramento, assegura também pós-graduações e mestrados em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Gestão Hospitalar, respectivamente.

 

Clique aqui para regressar à primeira página