Departamento de Psicologia e Educação
Psicologia

Um curso recente mas dinâmico

A licenciatura em Psicologia, criada em 2001, desenvolve neste momento inúmeros projectos em conjunto com organizações de esclarecimento e prevenção junto da comunidade.

 Por Elizabete Cardoso

Estruturas de apoio

- Laboratório de Informática (com software especializado para apoio à investigação)
- Biblioteca
- Centro de Documentação Europeia
- Laboratórios específicos ( em implementação)


Estrutura curricular

Duração do curso: 5 anos lectivos

Área científica do curso: Psicologia

Condições necessárias à concessão do grau :
- 137 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias:

Ramo Psicologia Clínica e da Saúde
- Psicologia - 78,5
- Matemática - 7
- Ciências Sociais - 3
- Biologia - 2,5
- Psicologia Clinica e da Saúde - 46

Ramo Psicologia Escolar e Educação

- Psicologia - 78,5
- Matemática - 7
- Ciências Sociais - 3
- Biologia - 2,5
- Psicologia Escolar e da Educação- 46

Ramo Psicologia das Organizações:

- Psicologia - 78,5
- Matemática - 7
- Ciências Sociais - 3
- Biologia - 2,5
- Psicologia das Organizações - 46

Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Matemática ou Filosofia ou Psicologia ou Biologia


A licenciatura em Psicologia conta, neste momento, com cerca de cem alunos. Um curso recente, que inicialmente previa a abertura de 30 vagas por ano, tem nestes dois primeiros anos admitido mais alguns alunos por transferência. "A nossa condescendência no que respeita a admissão deve-se ao facto de acharmos que um curso novo não poderá ter muitas restrições", alega Manuel Loureiro, presidente do Departamento de Psicologia e Educação.
A licenciatura tem em vista a qualificação de profissionais de nível superior alicerçado em fundamentos científicos, conjugados com sólidas competências de investigação que fiquem aptos a intervir junto da comunidade.
Alunos e professores estão entusiasmados em criar condições de formação que estejam para além daquilo que se faz na sala de aula. A participação de alunos voluntários em projectos de investigação permite que o curso atinja o dinamismo previsto inicialmente e que os alunos encontrem junto da população, toda uma série de aspectos que estudam nas aulas.
O mais recente trabalho dá pelo nome de "Projecto de Investigação em Estimulação Cognitiva". Um trabalho relacionado com um vasto campo em que se procuram criar e validar instrumentos de investigação ao nível neuropsicológico, o que permite aos alunos participar em tarefas relacionadas com a adaptação de instrumentos e a sua intervenção.
Também no que diz respeito à Psicologia da Saúde os futuros psicólogos têm um importante papel em actividades de cariz preventivo. Alunos em sintonia com organizações da comunidade como escolas, organismos ligados à saúde e entidades relacionadas com a prevenção da SIDA, desenvolvem um trabalho conjunto, não só de esclarecimento, mas também de apoio aos que mais necessitam.
Com uma forte dinâmica em torno de vários projectos "aquilo que faria parte do apoio normal do Orçamento Geral de Estado não se faz sentir" reclama Manuel Loureiro. As receitas provenientes do envolvimento em projectos de investigação é, neste momento, o único apoio que permite, a um Departamento ainda em início de vida, construir as suas próprias infra-estruturas.

 

Clique aqui para regressar à primeira página