Departamento de Sociologia
Sociologia

Compreender a comunidade envolvente

Com 227 alunos inscritos no ano lectivo de 2002/2003, o curso de Sociologia oferece a possibilidade de estudar e participar em projectos comunitários através do Centro de Estudos Sociais da UBI.

 Por Liliana Machadinha

Estruturas de apoio

-CDE - Centro de Documentação Europeia
- CES - Centro de Estudos Sociais
- CYB - Cybercentro: meios audiovisuais e tecnologias de informação disponíveis em horário alargado
- CESUBI - Conselho de Estudantes de Sociologia da Universidade da Beira Interior
- CI - Centro de Informática
Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso: 4 anos lectivos

Área científica do curso: Sociologia

Condições necessárias à concessão do grau :
- 122 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias:

- Ciências Sociais - 23
- Economia - 12
- Informática - 2
- Matemática - 14
- Seminário - 10
- Sociologia - 63



Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Sociologia ou Filosofia ou História ou Português (A/B)


O curso de Sociologia pretende dar uma formação abrangente a todos os seus alunos, ao mesmo tempo que os prepara para lidar com problemas sociais, económicos, políticos e culturais.
Com formação ambivalente, as saídas profissionais dos sociólogos prendem-se com actividades profissionais em empresas e organizações, tal como noutras instituições de desenvolvimento social e local. Qualquer sociólogo tem a possibilidade de trabalhar em gestão de recursos humanos, recrutamento e formação profissional, assim como em docência no âmbito do ensino e investigação.
O curso de Sociologia na UBI permite aos seus alunos formação académica ao mesmo tempo que cooperam nos projectos de investigação cientifica realizados no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade. Normalmente são os alunos seminaristas que recorrem ao CES devido à vertente empírica e complementar da formação académica.
Este Centro promove projectos de investigação cientifica, principalmente sociológica, na comunidade envolvente com possíveis parcerias nacionais e internacionais.
Os objectivos desta iniciativa prendem-se com a realização de trabalhos de pesquisa de cariz local e regional, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da região. Procura-se igualmente organizar conferências colóquios e seminários com o intuito de promover o debate científico e a intervenção social.
Actualmente existem três projectos em curso com objectivos diferentes, mas com a mesma área de intervenção - a comunidade. O projecto "Convidas" pretende assegurar medidas de coesão e equidade social. Os objectivos deste visam criar uma melhoria nas acessibilidades, reforçar a qualidade de apoio social, equilibrar as necessidades das famílias com as devidas actividades profissionais, assim como fomentar a cooperação entre as diversas entidades locais.
"Caracterização sócio- económica da Concelho do Sabugal" e "Rede Social do Fundão" são outros dos projectos que o Centro de Estudos Sociais está a realizar.

 

Clique aqui para regressar à primeira página