Plano aprovado pela autarquia
Transportes escolares podem ser desajustados

Se o 7º ano de escolaridade deixar de existir na Escola Integrada de São Domingos, o plano de transportes escolares ficará desadequado. A autarquia afirma que se houver alterações, o Ministério da Educação terá que as resolver.

Por Catarina Rodrigues


A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, na última reunião do executivo, o Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo 2003/2004. Mas, se a extinção do 7º ano na Escola Integrada de São Domingos se vier a verificar, o documento ficará desenquadrado da realidade. Este caso obrigaria as crianças a frequentarem as escolas situadas na sede do concelho e a fazerem deslocações que não estão previstas no plano de transportes apresentado.
Maria do Rosário Rocha, vereadora da Educação, explica que o trabalho foi elaborado com base na informação disponível. A responsável lamenta que a autarquia não tenha sido questionada sobre a intenção do Governo em extinguir o 7º ano na Escola de São Domingos. A Câmara da Covilhã apenas teve conhecimento através de informações não oficiais. Por isso, Rosário Rocha afirma que "se houver alterações o Ministério da Educação terá que as resolver".
O vereador da oposição, Miguel Nascimento salienta que "a partir do momento em que deixem de funcionar determinados anos lectivos, todo o plano fica desajustado, o que implica um agravamento financeiro". O socialista considera "lamentável" o facto do Ministério da Educação pretender reajustar a rede escolar sem conversar com as autarquias.
Nascimento lembra ainda a intenção do Governo em encerrar o Centro de Área Educativa de Castelo Branco à semelhança do que aconteceu com o Centro Emissor Regional da RTP. Segundo o vereador está também prevista a extinção de dois institutos que funcionam no âmbito da Segurança Social do distrito de Castelo Branco. "É um conjunto de medidas discriminativas em relação ao Interior do País", remata.