Os participantes defenderam uma melhor gestão na área desportiva
Despubi organiza conferências
Novas exigências no desporto

A gestão desportiva foi tema central nas conferências organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto (Despubi). Uma oportunidade para trocar ideias sobre as melhores formas de responder às exigências que actualmente se colocam nesta área.


Por Catarina Rodrigues


"A Universidade da Beira Interior é um parceiro privilegiado em relação ao novo Complexo Desportivo". As palavras são de Joaquim Matias, vereador do Desporto na Câmara Municipal da Covilhã. O responsável foi um dos oradores que participou nas Conferências "Gestão Desportiva- Novas exigências, novos modelos". A iniciativa foi organizada pelo Despubi e teve lugar na passada quinta feira, 15.
Segundo o vereador, a autarquia está a organizar o regulamento municipal das infra-estruturas desportivas. Será recrutado um director geral e um gestor para um departamento que "deverá ser composto essencialmente por licenciados em Ciências do Desporto".
As palestras organizadas pelo Despubi tiveram como principal objectivo, colocar em cima da mesa as novas exigências e os novos modelos inseridos na gestão e organização de actividades desportivas. Pedro Kay, director da SportMarketing, uma agência de marketing desportivo, deu como exemplo a própria empresa que dirige. A instituição cria programas globais para as marcas e faz toda a gestão, a começar pelos pedidos de patrocínio.
Kay é "cem por cento a favor dos cursos de Ciências do Desporto". Segundo o responsável "o desenvolvimento e o progresso têm que passar pela formação exigente". Pedro Kay não se mostra preocupado com a existência de muitos cursos nesta área. "No mercado será feita uma filtragem e só os que tiverem competência irão ter sucesso", salienta.
Rui Lança, representante do INATEL considera que "iniciativas com esta são muito importantes porque é necessário transmitir a necessidade e uma boa gestão estar sempre presentes no dia a dia do desporto". Segundo Lança a própria INATEL terá quer se adaptar às novas exigências da sociedade, como qualquer organização. O responsável lembra que "a INATEL tem quase 70 anos e é um estrutura pesada em termos físicos, humanos e de estatutos". O principal desafio para o futuro é uma adaptação às novas exigências no mínimo de tempo possível.
Manuel Franco, vice-presidente do Despubi lembra que foi a primeira vez que o núcleo organizou uma conferência desta envergadura. A iniciativa envolveu cerca de 120 pessoas, entre organização, participantes e convidados. O responsável frisa a importância das principais questões levantadas, uma vez que "empresas, autarquias e organizações têm que adaptar os seus modelos de gestão desportiva às exigências que se colocam na actualidade". A iniciativa também foi, segundo Franco, uma forma de enriquecer o próprio curso e dá-lo a conhecer ao exterior.