Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A necessidade de reciclar vai ser lembrada aos alunos albicastrenses

Cerca de 850 alunos das escolas do pré - escolar e 1º ciclo do ensino básico das freguesias do concelho de Castelo Branco visitam, na próxima quarta feira, 28, o Aterro Sanitário.
Esta acção encerra o projecto pedagógico desenvolvido, ao longo do ano
ectivo 2002 - 2003, pela Polis Castelo Branco em parceria com a Associação de Formação Ambiental e Florestal.
Segundo a Polis com esta iniciativa pretende-se "sensibilizar as crianças para a importância da reciclagem como forma de atenuar a sobreexploração dos recursos naturais".Os alunos de cada escola tiveram oportunidade de visionar e explorar um
pequeno filme sobre reciclagem, após o que realizaram sessões práticas, nomeadamente de produção de pasta de papel, obtida a partir de material que recolheram e transformaram.Paralelamente, "aprenderam o que cada um de nós, em suas casas, pode e deve fazer para que as acções de reciclagem sejam eficazes. Como se reciclam as várias embalagens e materiais, onde devem ser colocados, o que fica de fora deste processo".
A Polis salienta que "reciclar, reduzir e reutilizar são palavras chave quando se fala de diminuir a quantidade de lixo que cada um de nós produz. Essa ideia central servirá também de base à criação de mascotes que, de alguma forma, ilustram o trabalho desenvolvido no âmbito desta acção".
As melhores mascotes integram agora um guia pedagógico, alusivo a esta temática, com ilustrações da responsabilidade de uma equipa gráfica da Parque Expo e conteúdos da AFAF, que será distribuído na quarta-feira, durante a visita ao Aterro Sanitário de Castelo Branco, local onde as crianças poderão observar um outro ciclo do processo de tratamento de lixo.