Gonçalo
Primeiro campo de golfe da Beira Interior abre no dia 30


Abre ao público, no próximo dia 30, no concelho de Belmonte, perto da Gaia, o primeiro campo de golfe da Beira Interior. Numa segunda fase do projecto, será construído um hotel de 100 quartos. E no futuro, a zona da Serra da Estrela poderá ver nascer outros projectos deste âmbito.

João Alves
NC/Urbi et Orbi

Na próxima sextafeira, 30, os amantes do golfe têm mais uma razão para se deslocarem à Beira Interior. É que no concelho de Belmonte, mais propriamente perto da localidade de Gaia, e a fazer fronteira com Gonçalo, junto à estrada Nacional 18, abre ao público o primeiro campo de golfe da região, o "Quinta da Bica-Academia de Golf".
Trata-se de um projecto levado a cabo pela empresa Sodatur, liderada pelo empresário Alexandre Abreu e participado pela PME Investimentos. O montante do investimento é de 125 milhões de euros para o primeiro campo de golfe de 18 buracos que irá existir na Serra da Estrela.
No total, são 250 hectares situados no Vale da Gaia, precisamente na linha que demarca os concelhos da Guarda e Belmonte e os distritos de Castelo Branco e Guarda. Recuperando uma zona degradada por dezenas de anos de explorações mineiras, o empresário Alexandre Abreu decidiu implementar um projecto integrado que constará de três fases. A primeira é a que está agora concluída, com a implementação da Academia de Golfe com nove buracos e o "Country Club". Consta desta fase uma escola de iniciação à modalidade. Em Junho, muito provavelmente, estará concluído um "resort" residencial, com casas em madeira.
A segunda fase do projecto prevê um hotel de 100 quartos, um balneário terapêutico com 60 quartos, polidesportivo e três campos de ténis.
Na área do concelho da Guarda, serão recuperados cerca de 100 hectares da zona mineira já explorada, que vão dar origem a um outro campo de golfe, que abrirá ao público em 2004 e ficará junto da ribeira da Gaia. Este será um campo profissional, de 18 buracos e 63 hectares. Segundo a empresa investidora, e de acordo com um estudo que terá mandado efectuar em colaboração com um projecto espanhol, em 2004 cerca de 40 mil pessoas estarão a jogar naquele local. Para completar este campo de golfe, isto numa terceira fase do projecto, será construído um parque ecológico, um hotel de cinco estrelas com 80 quartos e um clube hípico.


Manteigas também aposta na modalidade


Também em Manteigas se trabalha para que haja, na região, mais um campo de golfe. Depois de se estrearem as pistas sintécticas de esqui no sítio da Reboleira, em Vale da Amoreira, logo a autarquia manteiguense desafiou a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) para que se estudasse essa possibilidade. Já há um anteprojecto e o noco campo será a continuação do complexo que cresce junto às pistas de esqui. A Câmara aposta nas acessibilidades, como o IP2 e IP5, bem como no aeroporto da Covilhã e no facto de Manteigas ser uma zona atractiva, em termos turísticos, para que os amantes da modalidade adiram ao novo campo.
O futuro recinto ficará numa zona bonita, junto ao Rio Zêzere, ocupando cerca de 70 hectares, vinte dos quais para o campo de golfe e os restantes para hotelaria e restauração. Está ainda prevista a construção de 50 ou 60 vivendas que servirão de apoio ao campo, bem como uma clínica.
Também na Guarda, bem como em Gouveia, estão em estudo projectos para implementação de campos de golfe.