Ilda Figueiredo questiona Paralamento Europeu
Futuro dos têxteis "é preocupante"

NC/Urbi et Orbi


Ilda Figueiredo, deputada do Partido Comunista Português (PCP) no Parlamento Europeu, questionou a Comissão Europeia acerca do "Futuro das indústrias têxteis e de vestuário depois de 2005". A deputada garante que "é preocupante o futuro das indústrias têxteis e de vestuário com as previsíveis consequências da eventual total liberalização do comércio mundial desta fileira produtiva, após dezembro de 2004".
"Entre 1990 e 2000, a quota mundial da União Europeia no comércio têxtil desceu de 48 por cento para 34 por cento e no vestuário passou de 38 por cento para apenas 24 por cento", explica Ilda Figueiredo que pretende que a Comissão Europeia esclareça "qual a avaliação dos impactos sociais, económicos e territoriais da programada total liberalização deste sector".
"Que objectivos e medidas concretas estão a ser consideradas para evitar as consequências desta total liberalização, sem quaisquer regras, e sem ter em conta a especificidade do sector?" e "que medidas estão a ser tomadas para impedir que os têxteis e o vestuário sejam usados como moeda de troca para obter outras vantagens?" são outras das questões que a deputada não quis deixar passar.