Por Catarina Rodrigues


José Cascalheira irá integrar um grupo na área das neurocências na Faculdade de Medicina

José Francisco Cascalheira, docente na Universidade da Beira Interior, prestou provas de doutoramento em Biomedicina no passada sexta feira, 23. Foi o primeiro doutoramento nesta área realizado na UBI. A tese apresentada intitulou-se "Contribuição para o estudo da acção do receptor A1 da adenosina no ciclo do fosfatidilinositol no sistema nervoso central".
"O trabalho consistiu em estudar o efeito neuroprotector da adenosina, que é uma molécula constituinte de todas as células vivas. Em termos práticos tem implicações numa coisa do senso comum que é a cafeína", explica José Cascalheira, e acrescenta, "esta substância torna-nos mais activos porque é um inibidor dos receptores da adenosina, nomeadamente o A1". O docente salienta que por exemplo "em situações de trombose as células devem reduzir ao máximo a sua actividade e aí a adenosina é importante".
O estudo realizado teve uma abordagem bioquímica e biológica tendo em vista o interesse médico. Foi também trabalhada a parte farmacológica e a implicação clínica de algumas das moléculas usadas. Segundo José Cascalheira "grande parte dos medicamentos que existem são moléculas que activam ou inibem receptores por exemplo da adenosina".
No futuro o docente vai integrar um grupo na área das neurociências na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. "A intenção é começar a dinamizar projectos nesta área", remata.