Por Marta Grácio


As jornadas tiveram o objectivo de colmatar a falta de informação que ainda existe sobre os métodos de contracepção

Realizaram-se na passada sexta feira, 23 de Maio, as I Jornadas de discussão sobre contracepção feminina e masculina. A organização esteve a cargo de dois docentes do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), Sílvia Socorro e João Gomes, director clínico do Centro Hospitalar Cova da Beira. As jornadas contaram com a presença de dois médicos convidados, Saia Melo do Hospital Santa Maria, especialista na área da infertilidade e o Victor Gomes do Hospital Egas Moniz, especialista em contracepção.
Na parte da manhã, a sessão começou com apresentações sobre fisiologia da reprodução humana por parte dos médicos Saia Melo e Victor Gomes. Após a exposição dos convidados seguiu-se um tempo de discussão onde os alunos puderam ver esclarecidas as suas dúvidas. A parte da tarde incidiu sobre apresentações de trabalhos de grupo pelos alunos de Medicina. Para a realização dos trabalhos, a professora Sílvia Socorro entregou aos alunos "um artigo científico publicado numa revista de medicina internacional" o qual os alunos tiveram que estudar e apresentar para as cerca de 60 pessoas que se encontravam no anfiteatro.
Para João Gomes, as jornadas têm dois objectivos "por um lado, que os alunos de Medicina aprendam estudando uma área que é extremamente importante para a sociedade que eles depois vão tratar, e por outro, estender a sessão a todos os alunos da UBI porque há muita falta de informação dos métodos de contracepção". Na opinião de Saia Melo, este tipo de iniciativas pretende "constatar que nesta Universidade se defende não só a formação, mas igualmente a auto-formação do aluno" para que, quando forem para o mundo do trabalho sejam bons profissionais na área da saúde.
Como refere Eunice Carvalho, aluna do 2º ano de Medicina, estas actividades "são extremamente importantes porque permitem falar com pessoas especialistas e aprender um pouco mais sobre estas matérias".