Cidade invicta





Porto















Por Catarina Rodrigues



Motivos não faltam para visitar a segunda maior cidade de Portugal, aquela que é considera a capital do Norte do País. Classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1996 e Capital Europeia da Cultura em 2001, a cidade do Porto tem uma enorme riqueza histórica que vale a pena conhecer.
Localizada na margem direita do rio Douro, o nome da cidade é conhecido em todo o mundo através do vinho do Porto. As caves onde o vinho é envelhecido na zona ribeirinha merecem sem dúvida uma visita. Porta sim, porta sim estão representada as melhores marcas e a vista junto ao rio para a cidade e para o movimento que atravessa a ponte D. Luís I que liga o Porto a Vila Nova de Gaia é magnífica. Esta é apenas uma das muitas pontes localizadas na cidade. Destaque ainda para a Ponte Maria Pia, primeira grande obra de Gustavo Eiffel, responsável pela construção da Torre Eiffel, em Paris. Esta via ferroviária esteve em serviço durante 114 anos até a ponte de S. João entrar em vigor em 1991.
A Torre dos Clérigos e a Sé Catedral do Porto são dois monumentos que caracterizam a história da "cidade invicta". Museus também não faltam. O Museu de Arte Contemporânea de Serralves é o maior centro cultural do Norte do País. Destaque ainda para Museu dos Transportes e Telecomunicações e para o Centro Português de Fotografia.
A cidade reserva ainda vários jardins que apesar de se localizarem tão perto da agitação permitem autênticos momentos de calma e tranquilidade. Os jardins do Palácio de Cristal constituem um desses espaços tal como o Parque da Cidade. As praias da Foz do Douro, que começam no Castelo do Queijo, constituem mais uma zona privilegiada .
Os monumentos históricos misturam-se no Porto com as grandes superfícies e com as características próprias de uma grande cidade. O Porto tem actualmente cerca de 350 mil habitantes, mas se contarmos com a área metropolitana esse valor supera um milhão.
Se o dia é muito movimentado a noite não lhe fica atrás. Bares e discotecas não faltam, muitos nomes são conhecidos em todo o País e a música é para todos os gostos.
Não será demais lembrar que o nome da cidade deriva de "portus" palavra a que os romanos juntaram "cale". E para muitos é essa a origem do nome de Portugal.