Departamento de Informática
Engenharia Informática

A um passo da creditação

O curso de Engenharia Informática prepara a chegada da Ordem dos Engenheiros. Com dois anos de existência o curso superou as expectativas.

 Por Sandra Carvalho

Estruturas de apoio



-Workstation de Multiprocessamento
- Redes - (internas e externas)
- Laboratório de Sistemas - Lógicos/Digitais e Arquitectura
- CYB - Cybercentro: meios audiovisuais e tecnologias de informação disponíveis em horário
alargado
- CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem
- CI - Centro de Informática
- Biblioteca
- Salas equipadas com computadores - - Para estudo e realização de trabalhos práticos
- Sala de Projectos
- Sala de Administração de Sistemas
- DINET


Estrutura curricular


Duração do curso: 5 anos lectivos

Condições necessárias à concessão do grau :
- 175 unidades de crédito



Áreas Científicas Obrigatórias:


- Física e Electrónica - 14
- Informática - 56
- Matemática - 28
- Ciências da Computação - 7
- Ciências Humanas - 9
- Informática - 39
- Projecto - 15



Condições de acesso:

Provas Específicas:
- Matemática ou Física e Matemática ou Matemática e Química


A licenciatura surgiu na UBI no ano lectivo de 2001/2002. Com apenas dois conta com 184 alunos inscritos. O curso de Engenharia Informática tem como principais objectivos formar especialistas com elevada qualificação científica e tecnológica em informática, a fim de dar resposta às necessidades observadas quer a nível de investigação, quer a nível de industria e dos serviços.
O curso está estruturado em dois ramos: "Sistemas de Informação" e "Redes e Multimédia". O primeiro ramo pretende preparar para o mercado analistas, programadores, gestores de sistemas de informação e de base de dados, assim como engenheiros de software. O segundo ramo "Redes e Multimédia" pretende formar futuros gestores de rede, engenheiros de segurança, engenheiros multimédia e especialistas em aplicação gráficas e interacção entre o homem e a máquina.
Como frisa o presidente do Departamento Abel Gomes "A licenciatura tem por objectivo criar alicerces e formar alunos com conhecimentos de informática".
A formação do corpo de docentes tem sido uma batalha. Com um universo de vinte e três professores dos quais apenas cinco eram doutorados hoje esse número é superior.
"Apostou-se tudo na formação, hoje encontram-se permanentemente cinco professores em licença de doutoramento o que sobrecarrega os restantes docentes", explica Abel Gomes.
"Este curso apesar de recente já tem prestígio e é muito requisitado pelos alunos. As vagas foram preenchidas logo na primeira fase e apenas dois alunos desistiram do curso", sublinhou o presidente do Departamento.
Os estudantes contam com as seguintes estruturas de apoio: Biblioteca Central, Centro de Informática e salas para a realização de trabalhos. Abel Gomes considera que as estruturas que estão à disposição dos alunos são deficientes. "Em equipamento geral estão bem servidos. As salas encontram-se bem equipadas, mas relativamente aos laboratórios já não se pode dizer o mesmo." A investigação tem sido um pouco descorada devido ao facto de docentes estarem em formação. A aposta do curso é criar as infra-estruturas necessárias à formação dos alunos e prepará-lo para ser creditado pela ordem dos Engenheiros.
O NINF (Núcleo de Engenharia Informática) encontra-se satisfeito com o curso e com a sua estruturação. Magno Rebelo, presidente do núcleo não aponta problemas " o curso é recente e não se faz do pé para a mão, ainda leva algum tempo a ser construído."
Com duração de cinco anos lectivos, a licenciatura levará em breve primeiros Engenheiros Informáticos para o mercado de trabalho.

 

Clique aqui para regressar à primeira página