Departamento de Informática
Ensino de Informática

Equipamento de qualidade

O curso de Ensino de Informática é uma licenciatura recente na Universidade da Beira Interior (UBI). Criada com o objectivo de formar docentes de informática, tenta conciliar a área científica com a pedagogia.

 Por Teresa Batista

Estruturas de apoio



-Duas salas de aula equipadas com 30 computadores;
- Um laboratório de Sistemas - Lógicos/Digitais e Arquitectura de Computadores;
- Uma sala para trabalhos de projectos de fim de curso
- Uma sala com 30 computadores para estudo e realização de trabalhos práticos;
- Laboratório de Micro-Ensino
- Biblioteca Central
- Centro de Informática


Estrutura curricular


Duração do curso: 5 anos lectivos

Condições necessárias à concessão do grau :
- 135 unidades de crédito
- Aprovação no estágio pedagógico



Áreas Científicas Obrigatórias:


- Informática;
- Matemática;
- Física;
- Pedagógico- Didáctica




Condições de acesso:

Provas Específicas:
- Matemática


A licenciatura em Ensino de Informática foi criada em 1998/99 na Universidade da Beira Interior. O curso tem como principal objectivo a formação científica e pedagógica de professores de informática com habilitação profissional para vários graus de ensino.
O número de alunos a frequentar o curso de Ensino de Informática tem vindo a decrescer. Actualmente a licenciatura é frequentada por cerca de 80 alunos. Este ano o número de vagas também não foi totalmente preenchido, para 30 vagas apenas entraram 23 alunos. No entanto, " a nível do ensino, o grupo de informática é o único onde existem vagas para professores", afirma Abel Gomes, presidente do Departamento de Informática da UBI.
Criado apenas há cinco anos, este curso ainda não colocou nenhum licenciado no mercado de trabalho. A licenciatura visa formar especialistas de Informática com qualificação pedagógica para poderem ser formadores nesta área em escolas tradicionais, em escolas profissionais ou em empresas.
Este ano o curso sofreu uma restruturação, as alterações feitas nas estrutura curricular tiveram como objectivo diminuir o peso excessivo da matemática que deu lugar a cadeiras ligadas mais directamente à informática. Apesar das alterações feitas, Abel Gomes sublinha que "a vocação da Universidade não é a pedagogia, mas sim o conhecimento, por isso este curso tem que ser reformulado".
Os alunos têm à sua disposição várias estruturas de apoio ao nível da Informática, desde salas equipadas com computadores, a laboratórios de sistemas e acesso permanente à Internet. Abel Gomes fez contas e referiu que a UBI "é uma das Universidades com melhor equipamento, há dois anos atrás foram gastos 2 milhões de euros em equipamento informático". Mas é necessário que a Universidade tenha "uma política de renovação do material", acrescenta o Professor.
A investigação é um campo que está distante deste curso, visto que " é difícil fazer investigação na área da pedagogia" explica Abel Gomes.
O Núcleo de Ensino de Informática (NEI) procura orientar todos os alunos do curso e chegar junto dos professores todos os problemas que possam surgir. A colaboração nas Jornadas de Informática e a organização de uma feira do livro, com livros relacionados com a disciplina, são as actividades desenvolvidas por este núcleo de alunos.

 

Clique aqui para regressar à primeira página