Por Eduardo Alves


A inauguração da nova sede serviu para homenagear as pessoas e instituições que têm ajudado o CAR

A nova sede do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira (CAR) foi inaugurada na passada sexta, dia 29. O edifício situado junto ao Jardim Público da Covilhã vem trazer uma grande ajuda ao trabalho desta instituição. Esta nova casa, inaugurada nas comemorações do terceiro aniversário do CAR, tem uma maior área de apoio aos utentes. Camaratas feminina e masculina, uma sala de convívio onde está também instalado um bar, no qual são comercializadas bebidas sem álcool e um grande conjunto de salas que vão estar usadas para os vários fins da instituição.
José Amarelo, presidente do CAR Cova da Beira sublinha que este é "um momento marcante para o grupo e para a comunidade". A cerimónia de inauguração serviu para homenagear algumas pessoas e instituições que têm dado "um contributo precioso para o nosso trabalho" acrescenta o responsável pelo CAR. Uma das salas tem, precisamente, o nome dos pais de José Manuel Amarelo, "porque eles têm sido os nossos senhorios desde o primeiro momento e mesmo com rendas em atraso nunca nos despejaram". Miguel Castelo Branco, director do Centro Hospitalar Cova da Beira, também viu o seu nome atribuído a uma das salas da nova casa do CAR. Presente nesta cerimónia, o médico covilhanense frisou que este é um "gesto representativo do esforço de todos os profissionais de saúde que trabalham com os alcoólicos".Na perspectiva deste profissional de saúde, "a sociedade começa agora a mudar a forma como olha para esta doença". José Manuel Amarelo lembrou que o Hospital do Fundão passa a disponibilizar seis camas para o tratamento dos doentes encaminhados pelo CAR.

Segurança Social com contribuição mensal

José Penedo, director da Segurança Social de Castelo Branco veio trazer uma prenda especial ao CAR Cova da Beira. Segundo este responsável foi já entregue à Direcção Geral da Acção Social o estudo realizado aos alcoólicos recuperados. Um projecto onde se pretende a atribuição de um subsídio mensal para o CAR, visto este organismo ter já sido reconhecido como instituição particular de solidariedade social. José Penedo refere que todo estes passos não foram já dados, "porque se tratar de um processo novo na região". Penedo explica que a Segurança Social tem já valores pré-definidos nos casos dos centros de dia ou infantários, "onde é possível contabilizar os gastos per capita", acrescenta. No caso dos alcoólicos recuperados é diferente. O acordo a ser feito dentro de algum tempo é designado por José Penedo de "acordo atípico". Este tipo de protocolo prevê a concessão de ajudas mensais cujo valor é calculado em relação ao número de casos atendidos pelo CAR Cova da Beira.
O trabalho deste centro "é louvável", refere Augusto Pinto, director do Centro Regional de Alcoologia do Centro (CRAC). Este responsável deslocou-se, no passado fim-de-semana, à Covilhã para a inauguração da nova sede do Centro de Alcoólicos e também para o IX Encontro de Alcoólicos Tratados da região Centro. Uma iniciativa que reuniu cerca de mil e 200 pessoas no pavilhão da ANIL. Augusto Pinto sublinha o facto do CAR Cova da Beira ser a única instituição desta natureza em todo o distrito e, talvez por isso, "o combate ao alcoolismo não seja feito da forma mais eficaz", acrescenta o director do CRAC. Num período em que "o consumo de álcool é cada vez mais incitado", acrescenta Pinto, o trabalho do Centro de Alcoólicos Recuperados é fundamental.