Luís Garra continua na presidência do Sindicato Têxtil
Garra lança desafio
Plataforma comum na defesa dos têxteis

Autarcas, sindicatos, empresários e associações patronais devem estar unidos na defesa do sector têxtil. Uma ambição de Luís Garra que continua à frente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB).


Por Catarina Rodrigues


Durante a tomada de posse para o novo mandato, realizada na quinta feira, 29 de Maio, Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa lançou um desafio a autarcas, empresários e à Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL). O sindicalista considera importante a criação de "uma plataforma comum, convergente, em defesa dos têxteis portugueses perante o Governo e mesmo perante a União Europeia".
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, achou a ideia "interessante". O autarca considera que o sector têxtil tem que ser reconhecido como um elemento importante não só para a região como para todo o País. "Estou disposto a trabalhar com a ANIL e com os vários sindicatos no sentido de apresentar ao Governo algo nesse sentido, nomeadamente no sector da lã", sublinha Pinto.
José Robalo, presidente da ANIL afirma que essa plataforma comum na defesa dos têxteis já está a ser feita. O responsável salienta ainda que "essa convergência só faz sentido a nível nacional e não só ao nível da região". Neste domínio Robalo considera que "o ministro da Economia, Carlos Tavares poderá desempenhar um papel fundamental".
Numa altura em que o desemprego aumenta e em menos de um ano mais de duas mil pessoas ficaram sem trabalho na região, Luís Garra assume a criação desta plataforma como um passo fundamental. "Autarcas, empresários e associações patronais devem estar unidos nesta causa", sublinha. O sindicalista mantém-se na liderança do STBB por considerar que "nesta altura de crise não poderia virar as costas aos trabalhadores".