A associação pretende promover a sua acção no Centro Hospitalar Cova da Beira
Liga preocupada com os doentes
Humanizar o ambiente hospitalar

A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar da Cova da Beira pretende promover e apoiar iniciativas que visam a melhoria do nível de saúde e bem-estar dos doentes. Com sede no Hospital Pêro da Covilhã, a associação enfrenta problemas financeiros para a construção de um espaço próprio.


Por Hugo Ribeiro


Estabelecer "uma acção de ligação e de diálogo da sociedade civil com os respectivos sectores de tratamento de doentes" é o objectivo da Liga dos Amigos Hospitalar da Cova da Beira. Criada em 2002, a associação pretende promover a sua acção junto de duas unidades de saúde da região: O Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital Distrital do Fundão.
Numa conferência de imprensa, realizada na passada quarta feira, 28, a direcção apresentou o seu projecto, deu a conhecer os rostos dos principais participantes da Liga e traçou as suas linhas de acção. A biblioteca do hospital covilhanense foi o palco desta iniciativa.
Lopes Teixeira, presidente da Liga dos Amigos Hospitalar da Cova da Beira, defende que a vida e a saúde são os dois maiores valores humanos e, por isso, o doente é a "primeira figura" do seu projecto. As suas linhas de acção incidem na promoção e apoio a iniciativas de carácter cultural e social para o melhor acolhimento dos doentes e seus familiares. Para além da colaboração com os serviços e os profissionais de saúde na ajuda aos utentes, a Liga pretende desenvolver uma cooperação próxima com as várias entidades de forma a alcançar uma melhoria no atendimento e na prestação de cuidados de saúde.
João Gomes, representante da administração do Hospital Pêro da Covilhã, entende a Liga dos Amigos como "um parceiro ideal para servir de ligação com os utentes". Para isso, foram colocados à disposição da Liga os meios disponíveis dos próprios serviços da unidade hospitalar. Este projecto vai permitir criar "um hospital humano com eficácia e que responda aos problemas do doente", explica João Gomes
Contando já com cerca de 200 voluntários, a Liga debate-se com a insuficiência de recursos financeiros para a construção de uma sede que possa acolher e apoiar todo o grupo. A direcção aguarda uma reunião com o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, ocasião em que solicitará o apoio da autarquia para a construção da sede.