Quinta das Palmeiras
Cartão de identificação substitui dinheiro


Funciona quase como um multibanco. Dá para comprar senhas, aceder ao bar, ir à reprogafia e permite saber se o aluno está ou não na escola. É o novo cartão de identificação adoptado pela Quinta das Palmeiras.


Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi



Os alunos, professores e funcionários da Escola da Quinta das Palmeiras, na Covilhã, têm um cartão de identificação diferente. O cartão, que entrou em funcionamento em Fevereiro, serve para diversas funções dentro da escola, incluindo a compra de senhas para refeições e o assegurar dos serviços do bar. O cartão de identificação é electrónico e funciona quase como um multibanco.
"Aumentar a eficácia na gestão da escola, rentabilizar os recursos e facilitar a vida dos alunos que a frequentam" são algumas das vantagens que João Paulo Mineiro, presidente do conselho executivo da escola, refere. "O dinheiro que o aluno gasta é controlado pelos pais", explica também João Paulo Mineiro, que garante que os encarregados de educação podem pedir o extracto do que o respectivo aluno gastou.
A ligação deste sistema à Internet está também para breve. O presidente do conselho executivo da Escola da Quinta das Palmeiras assegura que, com esta ligação, "os pais têm acesso a todo o registo do aluno sem se dirigirem à escola". O projecto, que teve as suas raízes há cerca de cinco anos, tem ainda prevista uma fase em que os pais podem receber mensagens no telemóvel com informação acerca dos filhos. "O encarregado de educação fica sempre a saber se o filho está ou não na escola", explica João Paulo Mineiro. Mas, refere o responsável, "esta fase implica um acordo com as empresas concessionárias das redes de telemóveis e, neste momento, temos outras prioridades".
Orlanda Lebre, funcionária da escola e também encarregada de educação, lembra que o cartão "facilita muito e é também mais uma forma de tornar a escola mais segura". Os terminais de passagem do cartão encontram-se no portão principal da escola, nos principais blocos e em todos os locais em que seja necessário o seu uso. A repografia, o bar e a cantina são os lugares em que o dinheiro deixou de circular e passou a haver o sistema de pagamento com o cartão. "Os alunos gostam muito deste novo sistema, porque é todo à base de informática", explica a funcionária da escola. Susana Patuleia, aluna do 9º ano, salienta que a utilização do cartão "não é difícil e facilita muito". A aluna garante ainda que "é mais rápido porque não temos que andar com trocos".