NC/Urbi et Orbi


A Adega tem capacidade para receber 70 toneladas de azeitona

Chama-se "Casa Grande", é produzido na Cooperativa de Olivicultores de Freixo de Numão (Foz Côa) e acaba de ganhar o primeiro prémio do concurso internacional da XI Bienal "Expoliva 2003", que decorreu na passada semana em Jaen (Espanha).
A distinção teve em conta a "Qualidade do azeite virgem extra-frutados maduro" presente no certame que é tido como um dos mais importantes do sector. A concurso estiveram 61 produtores de azeite virgem extra de vários países como Portugal, Espanha, França, Argentina ou Itália.
O prémio alcançado pelo azeite beirão ganha ainda mais alcance se se tiver em conta que esta é a primeira vez em que um azeite português vence a Expoliva, que já se realiza há 11 anos.
Em declarações à Lusa, o presidente da Cooperativa, António Lobão, realça que o prémio " representa o esforço realizado pela Cooperativa, que iniciou há dois anos a laboração", e representa também um estímulo à olivicultura da região, e sobretudo a produção de azeite "de qualidade numa unidade fabril de características ecológicas singulares, que beneficia e aproveita um recurso de grande impacto na economia regional". Lobão fica satisfeito por ver que a Cooperativa, em dois anos, se tornou numa referência nacional e internacional "pela sua capacidade de organização e inovação".
Agora, o próximo passo da Adega é a construção de uma Central de Compostagem Ecológica, estimada em 500 mil euros, para transformação de bagaço da azietona em composto orgânico, enriquecido em azoto aproveitando a folha da oliveira e o engaço. O projecto é candidatado a fundos comunitários, ao abrigo do Interreg III. A Cooperativa de Freixo de Numão tem cerca de 600 sócios, oriundos dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Meda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo. Tem capacidade para receber 70 toneladas de azeitona e laboração diária de 40, produzindo cerca de 800 toneladas de bagaço resultante da transformação de 1200 toneladas de azeitona em cada campanha. A produção de azeite de origem ronda os 235 mil litros e a capacidade de armazenamento fica-se pelos 280 mil. Um dos principais objectivos da Adega é a exportação para países nórdicos.