Por Inês Monteiro


Russell Crowe interpreta o principal papel neste filme baseado em factos verídicos

O filme "The Insider", exibido na passada terça feira, dia 27, encerrou o Ciclo de Cinema "Jornalismo e Poder". Este ciclo, que decorreu durante quatro semanas no Anfiteatro 1 da UBI, deu a conhecer aos estudantes, na maioria do curso de Ciências da Comunicação, algumas dificuldades que poderão encontrar na profissão de jornalista.
"The Insider", um filme de Michael Mann, conta com a participação de Al Pacino e Russell Crowe e é considerado um dos melhores filmes de Hollywood dos anos 90. Baseado em factos verídicos, recorre a uma estética visual muito próxima do documentário e da reportagem televisiva, para levantar questões éticas e deontológicas relacionadas com o jornalismo.
Michael Mann apresenta uma fascinante viagem às teias do mundo do jornalismo de investigação, ao analisar um dos factores fundamentais do trabalho jornalístico: A relação com as fontes.
Passado num mundo em que a matéria mais valiosa que se pode trocar é a informação, este filme faz uma notável dissecação dos modos como ela é gerida, da minúcia jurídico-legal com que é tratada e das esferas de influência que podem condicionar o trabalho jornalístico.
Após a exibição realizou-se um debate moderado pela docente do departamento de Comunicação e Artes, Anabela Gradim. Os estudantes presentes mostraram-se muito preocupados relativamente a algumas das situações visionadas no filme. As pressões que os jornalistas sofrem por parte das próprias empresas em que trabalham, a relação entre o jornalista e as suas fontes e as constantes ameaças a que os jornalistas se sujeitam por parte de terceiros, na tentativa de os silenciar, foram algumas das situações mais discutidas na sala.