Estudantes da UBI ganham o primeiro lugar no concurso Ideia Activa
Jovens Inovadores

As estatísticas mostram que 85 por cento das patentes que surgem a nível nacional são de inventores independentes, pessoas que não têm capacidades económicas para sustentar uma patente. E que apenas 2 por cento têm sucesso no mercado nacional. "Muitos destes inventores são finalistas na UBI e recém licenciados". Existe um hiato entre universidade e empresa, o projecto INOBEIRA veio minimizar este problema.

Por Mari Duarte


"Inovação, empreendedorismo e criação de empresas" foi o tema da conferência inserida no projecto INOBEIRA que decorreu na passado dia 27. Durante o evento foram entregues medalhas aos 22 participantes do concurso "Ideia Activa 2002", promovido no âmbito do projecto INOBEIRA. António Pires e José Correia, alunos de Engenharia de Produção e Gestão Industrial na UBI, foram os contemplados com o primeiro lugar no concurso.
A ideia vencedora consiste num software de gestão de manutenção industrial, aplicável a qualquer indústria. "Passa-se toda a informação da gestão da manutenção das máquinas, tudo o que é necessário para a manutenção industrial e o programa dá-nos a data precisa em que é necessário fazer a manutenção x na máquina x", explica José Correia.
Foi através de um professor da Universidade que estes dois estudantes souberam da existência da "Ideia Activa 2002". Um concurso onde podiam participar todas as pessoas com ideias inovadoras, desde pequenos inventos até projectos de empresas.
Como já estavam a desenvolver, na cadeira de Projecto I, esta ideia resolveram concorrer. "Era mais uma cadeira académica para fazer", afirma António Pires, "mas tomou outras proporções". Quando começaram a desenvolver o projecto já tinham pensado que a sua comercialização era possível. António Pires assegura que há um nicho de mercado para este tipo de softwares, o problema era lançar a ideia e "este concurso foi o trampolim" que precisavam.
Dois mil e quinhentos euros, a elaboração e acompanhamento do plano de investimento com vista à criação de uma empresa e uma viagem a Bruxelas onde irão apresentar, num encontro de mil e quinhentos empreededores idênticos, a sua ideia, foram os prémios atribuídos a estes dois finalistas. Com o dinheiro ganho pretendem constituir uma empresa de prestação de serviços onde irão fazer o plano de manutenção, instalar e implementar o software noutras empresas. "Como somos da Covilhã a empresa será constituída nesta região", declara José Correia e acrescenta "acreditamos que o nosso trabalho possa desenvolver a Beira Interior". Com a ajuda das novas zonas industriais, do Fundão e do Parque Industrial do Tortosendo, e com as acessibilidades cada vez melhores à região, estes dois jovens acreditam no sucesso da empresa.

Ligar a Universidade às empresas

Dinamizar novas ideias e novos empresários por um lado e por outro fazer a ligação entre a oferta da Universidade e a procura tecnológica por parte das empresas locais e regionais foi o principal objectivo do projecto INOBEIRA.
Uma iniciativa organizada pelo Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI). Financiado pelo Programa Operacional de Economia (POE), este projecto contou com o apoio: do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), da UBI e da Câmara Municipal do Fundão.
João Carvalho, director geral do CIEBI, declara estar "radiantemente feliz" porque todos os objectivos foram concluídos. "Foi atraída uma empresa inovadora para o concelho do Fundão, que irá criar 350 postos de trabalho, muitos deles para licenciados. Aliás é uma empresa que fará uma parceria forte com o Departamento de Química da Universidade", acrescenta. João Carvalho não adiantou para já o nome da empresa mas afirma que "em breve" o fará.
No âmbito deste projecto foi desenvolvido uma conferência de encerramento e o concurso "Ideia Activa 2002".
A conferência contou com a intervenção do Reitor da UBI, Manuel José dos Santos Silva que falou da vontade que há de ligação da Universidade com o meio empresarial. "Só falta saber se se concretiza", afirma Júlio Pinto, estudante de Engenharia Civil na UBI. Augusto Mateus, presidente do Instituto de Formação Empresarial Avançada, Bibiana Mateus, directora do Centro Português de Inovação e Cardona Ferreira, juiz conselheiro foram outras das personalidades convidadas a intervir na conferência.
Apesar de não adiantar quais, João Carvalho afirma ter outros projectos "na manga" ainda para este ano. Projectos de incentivo a empreendedores, a empresas, a empresários, à criação de novos negócios e consequentemente de novos postos de trabalho porque: " para apoiar empreendedores temos de ter um espírito empreendedor".