Os alunos estão a trabalhar no projecto há cerca de dois meses
Alunos apresentam trabalhos
UBI dá passos na moda

O núcleo de estudantes do curso de Design Têxtil e do Vestuário prepara-se para mostrar algumas criações para a nova estação. No total serão 20 os manequins que irão desfilar, todos alunos da UBI. Uma iniciativa inédita na instituição.


Por Mafalda Silva


Na noite de 7 de Junho, a Parada da UBI será palco de um desfile de moda organizado pelo núcleo de estudantes de Design Têxtil e do Vestuário (UBIfashion).
O desfile vai ser realizado na UBI, embora a primeira escolha tenha sido o Pavilhão da Anil. " Devido a problemas que surgiram na Anil e no Teatro Cine, a solução foi realizar o desfile na Parada" afirma Henrique Rato, elemento do núcleo.
Durante o desfile serão apresentadas criações dos alunos que para o efeito contaram com o apoio financeiro e técnico da organização. "Existem costureiros e estilistas, como Miguel Gigante, que estão a trabalhar para nós. Além disso, temos um pequeno atelier onde fazemos alguns trabalhos" diz Rita Ramos, do UBIfashion.
Os manequins foram escolhidos entre os vários candidatos que fizeram os dois castings. "No primeiro casting, por mais incrível que possa parecer, tivemos muitos rapazes e poucas raparigas. No segundo, o número de raparigas a concorrer aumentou, daí termos conseguido um equilíbrio. No total temos 20 manequins, todos alunos da UBI", adianta Rita Ramos.
A poucos dias do evento, a organização está desiludida com a falta de patrocínios: "Os apoios que temos são bons, mas esperávamos bastante mais". Apesar das contrariedades, o empenho é grande. "Estamos a trabalhar no projecto há cerca de dois meses e intensivamente há cerca de uma semana. Esperamos encher a Parada", conclui Henrique Rato.
O desfile de moda insere-se na "Quinzena UBIfashion", que tem por objectivo mostrar as potencialidades dos alunos e dar a conhecer o ambiente económico e social onde esta actividade se desenvolve. Para além do desfile de moda, a iniciativa inclui a realização de uma palestra subordinada ao tema "Moda e Comunicação". O orador convidado é Manuel Serrão. A conferência tem lugar amanhã, quarta feira, 4, pelas 16 horas, no anfiteatro da Parada e destina-se a todos os que se interessem pela moda.
É a primeira vez que o núcleo de Design Têxtil e do Vestuário organiza uma iniciativa do género. Para além de docentes, técnicos e alunos da UBI, o evento foi divulgado junto das escolas secundárias da região, contando assim com a presença de um público mais vasto.