Beira Interior
EDP investe 22 milhões e meio de euros

João Alves
NC/Urbi et Orbi


A EDP vai investir, em 2003, 22,5 milhões de euros na rede da Beira Interior. Na passada semana foi apresentado no Sabugal o Plano de Investimento da empresa para esta região, que representa uma diminuição de 11,9 por cento em relação a 2002.
A prioridade da Electricidade de Portugal (EDP), este ano, passa pelo arranjo e subsituição de iluminação pública nas vilas, aldeias e cidades da Beira Interior. Foi esta a garantia deixada há dois meses atrás, em Belmonte, por Navarro Machado, presidente da Comissão Executiva da EDP-Distribuição, que esteve reunido, na altura, com 18 autarcas da Beira Interior.
Recorde-se que, nos últimos meses, têm-se acentuado as queixas dos municípios quanto ao serviço prestado pela EDP. Por exemplo, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, chegou mesmo a classificar a empresa de "monopolista" e que "têm estado pouco atenta às carências". Pinto afirmava que a indústria da Covilhã "tem sofrido prejuízos devidos às falhas de energia" e que a luminária era obsoleta.
Navarro Machado, presidente da Comissão Executiva da EDP-Distribuição, no entanto, salientava que não podia dizer que não havia queixas, "mas é natural que queiram que a EDP melhore os seus serviços". Por isso, prometia um reforço no investimento e maior qualidade, com prioridade para a iluminação pública. Depois, "iremos tentar ser mais céleres na reparação de falhas".
No Sabugal, o responsável pela EDP, José Marmé, garantiu que, tendo em conta as reclamações dos autarcas, iria ser alargado a todas as autarquias que assim o entendessem o protocolo que estabelece um plano de execução de obras e pagamentos.