O vice-reitor, Luís Carrilho (ao centro), acompanhado por dois investigadores da mesma área
Provas de Engenharia Electromecânica
Luís Carrilho obtém título de agregado

Depois de 27 anos na UBI, o vice-reitor Luís Carrilho prestou provas de agregação. A energia e as várias formas de a produzir foram o tema central da lição de síntese apresentada.


Por Catarina Rodrigues


Luís Carrilho, vice-reitor da UBI prestou provas de agregação nos dias 2 e 3 de Junho. "Energia, Entropia e Exergia - Conceitos úteis em Engenharia" foi o tema da lição de síntese apresentada. José Joaquim Delgado Domingos foi o professor arguente.
Na UBI há 27 anos, o vice-reitor lembra que acompanhou a Universidade da Beira Interior desde o início. Fez o doutoramento em Inglaterra e depois regressou à instituição onde passou a ser professor associado. Ocupa o cargo de vice-reitor há cerca de oito anos, uma vez que está no final do segundo mandato.
Luís Carrilho explicou que a lição de síntese apresentada corresponde ao tema em que tem trabalhado ao longo da vida. "Está ligado à energia e às várias formas de a produzir", afirma.
As provas de agregação estão no estatuto da carreira docente. "É o grau mais elevado que as universidades públicas concedem", acrescenta Carrilho. O próximo passo será o concurso para professor catedrático.
No dia 2 de Julho foi feita a apreciação em separado do curriculum vitae do candidato e do relatório para a disciplina de "Termodinâmica Aplicada", pelos professores António Franco de Oliveira Falcão e Domingos Xavier Carlos Viegas.