Mário Raposo é docente na UBI há cerca de 20 anos
Mário Raposo, professor catedrático
"É fundamental que os docentes apostem na sua carreira"

Com apenas 44 anos, Mário Raposo atingiu o topo da carreira. É professor catedrático na UBI, o único do Departamento de Gestão. Numa altura em que se colocam novos desafios às universidades, o vice-reitor promete continuar com o empenho que sempre dedicou à instituição. O objectivo é apoiar o projecto que viu nascer, a UBI.


Por Catarina Rodrigues


Mário Raposo é o mais recente professor catedrático da Universidade da Beira Interior. O título foi obtido na passada semana e aguarda apenas a publicação no Diário da República. Neste momento é o único professor catedrático no Departamento de Gestão, ao qual pertence.
O vice reitor considera "fundamental que os docentes apostem na sua carreira". Segundo Mário Raposo o percurso académico faz-se na área científica, mas também no apoio constante à instituição. "Numa universidade clássica, onde há muita gente, há mais possibilidade dos docentes se dedicarem só à investigação", refere. "Mas numa universidade nova como esta, é importante que a par da investigação exista uma dedicação à própria instituição", acrescenta.
Mário Raposo recorda os planos estratégicos da UBI realizados há alguns anos atrás. Nessa altura previa-se que em 2000/2001 a instituição tivesse cerca de cinco mil alunos e um curso de Medicina a funcionar. "A estratégia cumpriu-se perante aquilo que foi traçado pelos órgãos da Universidade", sublinha.
Numa altura em que se colocam novos desafios às instituições do Ensino Superior, como é o caso da diminuição de alunos e das restrições orçamentais, o vice-reitor afirma-se disposto a continuar a luta para que todos os objectivos da UBI sejam alcançados. Raposo lembra ainda as responsabilidades acrescidas que surgem com a existência da Faculdade de Ciências da Saúde.
"O fundamental numa Universidade são os recursos humanos", afirma o mais recente professor catedrático da UBI, referindo-se não só ao corpo docente e aos funcionários, mas também aos alunos. "Os estudantes da UBI merecem que a Universidade lhes forneça uma preparação excelente para que ao nível do mercado de trabalho consigam ter as saídas profissionais de acordo com as suas expectativas", salienta. Mário Raposo garante que essas expectativas têm vindo a melhorar de ano para ano. "Esta situação revela-se na facilidade com que os nossos licenciados têm entrado no mercado de trabalho em todas as áreas, embora existam algumas mais difíceis que outras".
A Universidade da Beira Interior foi para Mário Raposo, um projecto que permitiu o desenvolvimento da região, a formação de recursos humanos e a atracção de jovens para o Interior do País.

"Uma carreira dedicada à UBI"

O vice-reitor da UBI pertence ao corpo docente da instituição desde o dia 10 de Outubro de 1983 depois de ter sido um dos primeiros alunos licenciados no curso de Gestão da Universidade. "Daí até agora foram 20 anos de uma carreira dedicada à UBI", refere.
Fez parte de um programa de pós-graduação na Universidade Autónoma de Barcelona e defendeu a tese de doutoramento na Universidade da Beira Interior em 1994. Mário Raposo foi presidente do Departamento de Gestão e depois pró-reitor da UBI. Quando passou de professor assistente a associado em 1998 recebeu um convite para substituir António Fidalgo como vice-reitor, cargo que continuou a exercer com a eleição do actual reitor Manuel dos Santos Silva, que vai já no final do segundo mandato.
"Pertenci a todos os órgãos da instituição", sublinha. É o caso dos primeiros Conselhos Pedagógicos criados em 1986, do Senado e da Assembleia da Universidade.
Actualmente o professor catedrático é director do mestrado em Gestão na UBI. Até ao momento orientou cerca de 25 dissertações de mestrado e duas de doutoramento, uma já foi concluída com êxito e a outra aguarda defesa. Dá aulas de licenciatura e mestrado nas áreas de marketing, estratégia e competitividade.
Mário Raposo assumiu também as funções de director do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDR), onde implantou o Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais, que segundo garante "está a ser um sucesso". O docente está ainda ligado ao Gabinete de Apoio à Investigação, criado recentemente e é responsável pelo Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA), embora reconheça que esta não é a sua área.
Como membro da Universidade, Mário Raposo é presidente da direcção do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI), presidente da direcção do Cybercentro da Covilhã e membro do Conselho Fiscal do CENESTAP, um Centro de Estudos Têxteis Aplicados sediado em Vila Nova de Famalicão.
O vice-reitor da UBI foi o autor do projecto do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã - PARKURBIS, do qual é membro do Conselho Científico. Coordenou uma série de estudos desenvolvidos na região como é o caso do Regadio da Cova da Beira e conta com vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.